quarta-feira, setembro 20, 2017

PRESIDENTE CATALÃO DENUNCIA GOVERNO ESPANHOL POR TENTAR IMPEDIR A REALIZAÇÃO DO REFERENDO À INDEPENDÊNCIA CATALÃ

O presidente catalão, Carles Puigdemont, acusou a Espanha de tentar impedir realização do referendo quanto à autonomia da região depois de buscas e detenções que aconteceram anteriormente.
Nesta Mércores (20), o presidente catalão, Carles Puigdemont, acusou o governo espanhol de suspender de facto a autonomia da região através de acções que visavam impedir a realização de um referendo para a independência da Catalunha.
"O Estado espanhol suspendeu de facto a autonomia da Catalunha", afirmou Puigdemont na televisão depois de reunião de emergência, realizada pelo governo da Catalunha, por causa da detenção de vários altos cargos catalães pela Guarda Civil espanhola.
Anteriormente, a polícia da Espanha prendeu 14 oficiais de altos cargos catalães, envolvidos na preparação do referendo sobre a independência da região. 
As detenções causaram a euforia de muitos, levando cerca de duas mil pessoas às ruas de Barcelona, capital da Catalunha, para protestar. 
Há muitos anos, Catalunha tenta se tornar independente da Espanha. A 9 de Novembro de 2014, cerca de 80% de Catalães votaram a favor da independência da Catalunha em referendo. Contudo, a votação não foi reconhecida por Madrid.
No dia 9 de Junho, o presidente da região autónoma, Carles Puigdemont, declarou que a Catalunha realizará um referendo unilateral sobre independência no dia 1 º de Outubro, apesar das críticas e objecções de Madrid.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201709209396987-catalunha-independencia-espanha-referendo/

* * *

Vai ficar ainda mais duro, o combate nacionalista da Catalunha... sorte tiveram os Portugueses por a partir de 1640 conseguirem alcançar a independência nacional, com o apoio da velha aliada, a enevoada Albion. Não obstante há quem despreze o valor das nações e depois se surpreenda quando a reacção a esse desprezo causa violência.