terça-feira, setembro 26, 2017

PAN QUER QUE ANIMAIS POSSAM ENTRAR EM TODAS AS LOJAS, INCLUINDO RESTAURANTES

A proposta do Pessoas Animais Natureza (PAN) para a lei passar a permitir a entrada de animais em todas as lojas, incluindo restauração, vai ser debatida no parlamento no início de Outubro, anunciou hoje o partido.
O PAN refere que, em Martes, em Conferência de Líderes, agendou para 03 de Outubro o debate do projecto-lei que altera o decreto-lei sobre este assunto, de forma a permitir a entrada de animais em estabelecimentos comerciais, uma discussão a ter lugar no âmbito de uma petição.
A actual legislação não permite a entrada de animais em espaços fechados que exerçam actividade de restauração ou bebidas, mesmo que o proprietário do estabelecimento o autorize, uma regra que não se aplica aos cães de assistência, explica em comunicado.
A partir da petição sobre este tema, que deu entrada na Assembleia da República com 5.500 assinaturas, o PAN vai defender a entrada dos animais em todos os estabelecimentos comerciais, seguindo o exemplo da “maioria dos Estados-membros da União Europeia [onde] já não existe esta proibição, como é o caso de França, Itália ou Alemanha”.
“Atendendo a que os animais fazem cada vez mais parte da vida das famílias portuguesas”, o partido considera que deve ser dar a possibilidade aos proprietários daquelas lojas de decidirem se pretendem ou não admitir animais, “desde que estes não tenham acesso à área de confecção ou maneio de alimentos”.
Muitos animais de companhia acompanham os seus donos em actividades de lazer e outros momentos do seu dia-a-dia, por isso, o PAN considera “natural” que também pretendam fazer-se acompanhar do seu cão, por exemplo, quando vão lanchar a uma pastelaria.
Esta medida “impede que os animais tenham que esperar presos à porta dos supermercados ou no interior do automóvel enquanto os detentores estão dentro destes estabelecimentos”, explica André Silva, deputado do PAN, citado no comunicado.
“Queremos seguir o exemplo dado por uma grande parte dos países da UE. Assim, assegura-se a liberdade de escolha dos proprietários dos estabelecimentos, mas também dos clientes que queiram fazer-se acompanhar pelos animais”, resume André Silva.
*
Fonte: http://www.dnoticias.pt/pais/proposta-do-pan-para-animais-serem-permitidos-em-restaurantes-e-debatida-em-outubro-YF2052199