segunda-feira, setembro 25, 2017

PORTA-VOZ DO PARLAMENTO SÍRIO ACUSA EUA DE APOIAR SEPARATISMO CURDO

O espírito separatista dos curdos no Iraque, bem com a actividade dos Curdos na Síria, representados pelas Forças Democráticas Sírias (SDF, sigla em Inglês), estão relacionados com o apoio dos EUA e não reflectem a posição geral do Povo Curdo, declarou o porta-voz interino do parlamento sírio, Najat Anzor.
Hoje (25), nas províncias curdas do Iraque tem lugar um referendo sobre a independência. Bagdade e muitos outros países do Médio Oriente expressaram a sua discordância frente à decisão unilateral das autoridades curdas.
"É uma iniciativa muito perigosa [o referendo no Curdistão] e, em primeiro lugar, prejudica o Povo da região. Dispomos de informação verificada de que ele [o espírito separatista] não reflecte a atitude geral dos nossos irmãos curdos no Iraque. Isto acontece simultaneamente com a influência norte-americana que tem lugar na Síria, onde os EUA apoiam as chamadas SDF", destacou.
Washington está apoiando as operações contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia), destinadas a libertar as cidades de Raqqa e Deir ez-Zor. Estas operações não são autorizadas por Damasco.
As SDF foram estabelecidas na Síria em 2015 e são compostas por forças de auto-defesa e alguns destacamentos árabes.
Anteriormente, Washington tinha declarado que não apoia a realização do referendo dos Curdos e chama o Curdistão iraquiano autónomo e o governo de Bagdade a dialogarem.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201709259431303-siria-iraque-curdistao-referendo-eua-apoio-separatismo/

* * *

Um porta-voz do país plurinacional a dizer que um dos Povos submetidos por este país não quer a independência, onde é que já se ouviu isto...
Quanto ao papel dos EUA acima referido, sem dúvida que se salienta pela positiva, quaisquer que sejam os seus objectivos.