terça-feira, setembro 12, 2017

EM ISRAEL - MAIOR MANIFESTAÇÃO DA HISTÓRIA A FAVOR DOS DIREITOS ANIMAIS

Compaixão, Justiça e Veganismo!”
Milhares de manifestantes reuniram-se no centro de Tel Aviv, em Israel, no sábado (09/09) para protestar pelo fim da crueldade contra animais. O evento está a ser considerado o maior protesto a favor dos direitos animais da história.
Os participantes levavam cartazes com as frases como“compaixão, justiça e veganismo!” e mensagens contra a o fim da produção de animais para consumo humano.
Shira Hertzanu, chefe de comunicação da ONG Anonymous for Animal Rights e organizadora do evento, explica que se esforçou para unir grupos de protecção animal e todo o trabalho empenhado foi direccionado no sentido de reunir um número recorde de participantes.
“Esta é a maior marcha pelos direitos animais da história. Estimamos a participação de 30 mil pessoas a exigir justiça e compaixão por todos os animais, sejam os explorados pela indústria de alimentos como os selvagens e domésticos. Todas as pessoas que participaram são bondosas e não querem que os animais sofram”, conta.
Ela foi uma das autoras da petição Let the Animals de 2015 que exigiu a criação de leis mais rigorosas de protecção aos animais. A activista afirma que os manifestantes têm demandas muito especificas para o governo em relação ao respeito pelos animais e seu reconhecimento como detentores de direitos.
As principais pautas das ONGs e grupos abolicionistas do país são o fim da importação de animais para consumo humano e a proibição da venda de peles.
“Israel foi praticamente o primeiro país do mundo a proibir a exploração de animais pela sua pele, mas essa lei foi revogada. Enquanto isso outros países já progrediram nessa questão e queremos progredir também. Não podemos tirar a pele de animais simplesmente para enfeitar roupas”, diz Hertzanu.
Hertzanu disse que uma terceira demanda é que as multas por crueldade animal sejam mais severas.
“Há leis para proteger os animais, mas elas não são cumpridas”, lamentou.
“Sejam animais como gatos e cães, ou animais da indústria alimentar. Temos muitas investigações que mostram a crueldade nos matadouros, mas ninguém é punido. Verificamos que as punições não são suficientes; elas não estão realmente a impedir que as pessoas cometam crueldades com animais “.
A última demanda dos manifestantes é que o governo amplie o seu orçamento para a castração dos animais e institua uma política de não matar animais saudáveis nos abrigos.
Omri Paz, director executivo da Vegan Friendly Organization, ecoou as palavras de Hertzanu, e acrescentou que ele esperava que o protesto incentivasse as pessoas a pararem de comer carne e comprar produtos fabricados com couro e peles.
“Esperamos que, pelo menos por um dia, todo o país e toda a imprensa parem e deixem que sejam mostrados os problemas enfrentados pelos animais nas indústrias e todos os abusos que sofrem os cães, os gatos e todos os outros animais”, disse ele.
“A mensagem que queremos transmitir é a de que a decisão está nas nossas mãos e nós temos a capacidade de mudar a realidade, não é necessário que a iniciativa parta do governo”, acrescentou Paz. “Tudo é possível, desde que as pessoas estejam mais conscientes do assunto”, conclui o activista.
*
Fonte: https://www.easygreen.pt/2017/09/11/marcha-pelos-direitos-dos-animais-junta-30-mil-pessoas-israel/

* * *

É de louvar. Espero que os manifestantes sejam todos contra o método de abate kosher, como cá os manifestantes pró-animal são contra a tourada...