terça-feira, julho 04, 2017

PRESIDENTE DO CURDISTÃO ENCONTRA-SE COM EMBAIXADOR DOS EUA NO IRAQUE PARA DISCUTIR INDEPENDÊNCIA CURDA

O presidente do Curdistão, Massoud Barzani, encontrou-se com o embaixador dos Estados Unidos no Iraque, Douglas Silliman, para falar sobre o final da operação para libertar a cidade de Mossul e sobre o referendo de independência da região.
"Durante a reunião, o presidente Barzani e o embaixador Silliman falaram sobre inúmeros assuntos, incluindo a operação de Mossul, a questão do deslocamento interno de pessoas e do referendo de independência curdo", diz a nota divulgada pelo governo regional. 
Os Curdos, que representam em média 20% da população iraquiana, têm buscado a independência há décadas. Em 2005, o Iraque decidiu reconhecer o Curdistão como uma região autónoma, mas ainda ligada ao poder central. 
"O presidente destacou que todas as medidas tomadas após o referendo serão através do diálogo com todas as partes envolvidas, principalmente Bagdade."
A expectativa é a de que a consulta popular sobre a independência da região ocorra em 25 de Setembro.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201707038783898-eua-independencia-curdos/

* * *

Mais um bom sinal no Curdistão, parente étnico da Europa e aliado natural do Ocidente. Parece que desta feita os Ianques estão a fazer bom trabalho, seja ou não para favorecer Israel, país que parece apostado em apoiar a independência curda.