segunda-feira, julho 03, 2017

CURDOS CEDEM BASE AÉREA NA SÍRIA A NORTE-AMERICANOS

Os EUA obterão acesso à base de Tabqa da Força Aérea da Síria, que está localizada a 60 km a oeste de Raqqa, informaram fontes do jornal russo Izvestia nas Forças Democráticas da Síria (FDS), que são formadas principalmente por curdos.
O acordo sobre o uso da base aérea de Tabqa foi concluído durante as conversações entre militares americanos e representantes das FDS. "Os americanos vão lá instalar os seus aviões", disse um dos interlocutores citado pelo Izvestia.
Uma fonte do jornal no Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a base está em funcionamento e que actualmente não alberga militares dos EUA.
No entanto, os representantes do Comando Central das Forças Armadas dos EUA, cujo raio de actuação inclui a Síria, afirmam que "por razões de confidencialidade não se pode falar sobre a localização das forças de vanguarda".
Fontes do jornal Izvestia no Parlamento sírio explicaram por sua vez que o aumento da presença de forças norte-americanas no país pode significar preparativos para uma operação para acabar com o governo sírio.
Representantes do Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento da Rússia), entrevistados pelo Izvestia, dizem que tais acções devem ser inicialmente aprovadas pelo governo da Síria.
Até Março de 2017, a base de Tabqa estava sob controle do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e muitos outros países). As FDS conseguiram expulsar os terroristas do local durante uma operação para libertar a cidade de Tabqa.
De acordo com testemunhas entrevistadas por Izvestia, o Exército dos EUA está restaurando o aeródromo e helicópteros norte-americanos já aterraram na base.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201706298755596-curdos-vao-ceder-base-aerea-na-siria-para-eua/