segunda-feira, julho 03, 2017

CURDOS QUEREM LIBERTAR O NORTE SÍRIO DA PRESENÇA TURCA

As Unidades de Protecção Popular (YPG) curdas na Síria não reconhecem a "invasão" turca no norte do país e "libertarão" a região, disse o comandante do YPG, Sipan Hemo, na sexta-feira.
"Não aceitamos a presença ou a invasão do Estado Turco nesta região. Quero salientar que também não reconhecemos os seus aliados. A nossa luta para libertar a área de Azaz-Jarablus continua", disse Hemo, citado pela agência Firat.
Hemo não divulgou detalhes sobre a próxima operação ou o possível cronograma para o início da ofensiva.
Os Curdos são a minoria étnica predominante na Turquia, no Iraque e na Síria. No Iraque e na Síria os Curdos estão combatendo contra o grupo terrorista Daesh. Estima-se que o YPG, braço armado do Partido da União Democrática Curda (PYD), possua 50 mil combatentes. A Turquia insiste que o YPG está ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que manteve um conflito armado com a Turquia por mais de 3 décadas e que é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201706308766606-curdos-libertar-siria-invasao-turca/

* * *

Curdos, parentes étnicos dos Europeus e aliados naturais da Europa,  a fazer frente a um país que nunca foi europeu e constitui um inimigo potencial do Ocidente.