segunda-feira, julho 10, 2017

COGUMELOS «MÁGICOS» USADOS EM ESTUDO A RESPEITO DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA

Um padre, um rabino e um monge budista comem um monte de cogumelos psicadélicos. Parece o começo de uma piada absurda, certo? Mas a situação acima, na verdade, é um experimento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
O objectivo é testar como as substâncias afectam o pensamento religioso de diferentes indivíduos. Membros de outras comunidades religiosas também vão participar na iniciativa.
A experiência utilizará as propriedades psico-activas do cogumelo de psilocibina e testará a premissa de que o uso de drogas psicadélicas é apropriado, especialmente para examinar crenças.
Duas dúzias de estudiosos de religião de diferentes partes do mundo receberão duas poderosas doses de psilocibina refinada — o ingrediente psico-activo do chamado "cogumelo mágico" — ou Psilocybe, na sua classificação taxonómica. As doses serão administradas com um mês de intervalo.
"Com a psilocibina, estas experiências místicas profundas são bastante comuns", afirmou  William Richards, psicólogo da Universidade Johns Hopkins, em entrevista ao diário britânico The Guardian.
Embora muitas religiões refutem o uso de substâncias psico-activas, vários padres católicos, ortodoxos e presbiterianos, bem como um monge budista e vários rabinos, voluntariaram-se. Entretanto, não há nenhum muçulmano ou sacerdote hindu entre os participantes, afirmou Richards.
Enquanto os voluntários estiverem sob o efeito psicadélico, poderão deitar-se ou relaxar num sofá ouvindo músicas religiosas por meio de um fone de ouvido e com vendas nos olhos. O objectivo é "ir fundo e colectar experiências", afirma Richards. Os membros da pesquisa irão descrever os seus sentimentos e observações em tempo real. Tudo isto mediado pelo conhecimento religioso prévio de cada um.
"Até agora, todos valorizaram a experiência", disse o psicólogo da Universidade Johns Hopkins. Os voluntários serão avaliados cerca de um ano depois do fim da experiência.
"É muito cedo para falar sobre resultados, mas geralmente as pessoas parecem estar obtendo uma apreciação mais profunda do seu próprio património religioso", comentou Richards.
Os pesquisadores da Johns Hopkins são apenas um dos muitos grupos científicos que analisam drogas psicadélicas — incluindo psilocibina, LSD e MDMA.
Outras pesquisas já indicaram que a psilocibina pode funcionar para aliviar a ansiedade de pacientes com câncer terminal, informou o The Guardian. Há, ainda, outros usos testados para drogas psico-activas no tratamento de pacientes diagnosticados com transtorno de stress pós-traumático, alcoolismo e depressão severa.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/sociedade/201707108829385-cogumelo-experimento-religiao-psicodelico/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Continua-se com o comedimento nas palavras e assuntos tabu só por medo de se admitir que o problema não é "os homens". O problema é a imigração em massa e descontrolada de gente de culturas atrasadas. Quando é que a Suécia foi conhecida pela elevada taxa de crimes de violação, ou de criminalidade em geral, quando estava entregue aos Suecos?

Isto é altamente ofensivo porque se discrimina por sexo quando a questão não é essa. Mais uma vez, prefere-se ignorar a verdadeira questão porque não se quer ficar mal visto socialmente e sofrer todo o tipo de represálias por se apontar o dedo a quem merece. Quando é proibido falar honestamente, nada se resolve e o problema agrava-se. Ceder à tirania do politicamente correcto, para além de cobardia, é, neste caso, dar força a estes forasteiros, que não são nada menos do que nefastos (e muito) e entregar-lhes o país numa bandeja. Eles já perceberam há muito tempo que são protegidos por essa censura vil às ideias não permitidas e pelos políticos traidores que lhes estendem o tapete vermelho.

10 de julho de 2017 às 22:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home