terça-feira, junho 20, 2017

QUANDO VEIO O EUCALIPTO, ESSE «INVASOR» MERIDIONAL...

Há por aí quem aproveite a oportunidade para dizer que, a respeito dos incêndios, no tempo do Estado Novo é que era bom porque naquela altura havia guardas florestais e por aí fora. Deve notar-se, entretanto, que um dos mais nocivos incêndios da história do século XX em Portugal deu-se em pleno regime salazarista, mais concretamente nos anos sessenta, em Leiria. Um camarada racialista, Carlos Delgado, acrescenta algo mais:
«O grande salto da espécie [Eucalyptus globulus] dá-se quando, nos anos 1950, o Estado Novo aposta na instalação e desenvolvimento da indústria celulósica e papeleira»
(MEDEIROS, Carlos Alberto - Geografia de Portugal. Vol. 3: Actividades Económicas e Espaço Geográfico. 2005. p. 137)
«(...) foi decidido, no I Plano de Fomento [1953-1958], instalar a Indústria de Celulose. (...) Sem que fossem impostas à nova Indústria da celulose as regras e os equipamentos essenciais para defesa contra a poluição ambiental, foi instalada em Cacia a primeira unidade que representa oficina de produção de Celulose das mais selvagens. (...) a nova instalação provocou o primeiro desastre ecológico português a poluir os campos e as águas de um dos mais belos rios do nosso património geográfico [Vouga]. (...) Logo a seguir, (...) sem preocupações de defesa ambiental, outras unidades foram licenciadas (...). Chegou a estar encaixotada uma Celulose para Angola, que acabou por ser descarregada numa zona turística do Continente.»
(ABREU, Armando Trigo de; GRAÇA, Laura Larcher; CAVACO, Carminda - Eucalipto. Economia e Sociedade. 1994. p. 7).»

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Autárquicas: Partido Nacional Renovador desiste da candidatura em Torres Vedras
PUB

Torres Vedras, Lisboa, 19 jun (Lusa)- A candidatura do Partido Nacional Renovador (PNR) a Torres Vedras anunciou hoje a sua desistência às eleições autárquicas de 01 de outubro, depois de ter sido retirada a confiança política ao cabeça-de-lista à câmara.

Em comunicado, Hernâni Costa, candidato à Câmara de Torres Vedras, esclareceu que se demitiu de todos os cargos nacionais e regionais que desempenhava no partido e que desistiu da candidatura autárquica.
http://www.dn.pt/lusa/interior/autarquicas-partido-nacional-renovador-desiste-da-candidatura-em-torres-vedras-8574739.html

que dizes?


20 de junho de 2017 às 20:54:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home