sábado, maio 06, 2017

EMPRESA EM CASCAIS DIZ NÃO QUERER EMPREGADAS PORTUGUESAS

Anúncios foram publicados num site de empregos. Comissão para a Igualdade no Trabalho vai informar a empresa que lei obriga a igualdade de oportunidades.
Uma empresa com sede em Cascais está a contratar pessoas e nos anúncios publicados pedia: "Procuramos pessoas descontraídas e bem-humoradas. A preferência é por brasileiras ou por nacionalidades igualmente alegres, dispensamos portuguesas". Segundo o jornal Público, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) vai enviar "um ofício à entidade anunciante a informar sobre a legislação aplicável" quanto à igualdade de oportunidades.
Os anúncios serviam para pedir uma jornalista, uma redatora, uma modelo, uma especialista em moda, uma apresentadora, uma youtuber e uma humorista, para uma empresa "voltada para [a] área de saúde, com enfoque na ISG (interrupção segura da gestação", segundo o jornal diário.
O titular da empresa justificou os anúncios com o facto de pretender criar um canal destinado ao público feminino, por isso, procura mulheres e que sejam bem-dispostas. Neste conceito não cabem as portugueses, já que nas suas palavras, citadas pelo Público, as portuguesas "em geral são pessoas depressivas, infelizes com a vida".
O Código do Trabalho é claro e determina igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere ao acesso ao emprego.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.dn.pt/sociedade/interior/empresa-quer-pessoas-bem-humoradas-e-por-isso-dispensa-portuguesas-7207795.html

* * *

A impunidade com que um anúncio destes apareceu mostra as habituais «costas quentes» de quem em solo europeu queira pôr alógenos acima de europeus. Sintomaticamente ninguém fala aqui em «racismo» - já se sabe como é: a maioria da população não se incomoda com o racismo; os poucos que ligam a isso são os da minoria anti-racista militante e esses não se chateiam nada quando o racismo é contra europeus...
Quanto ao teor do anúncio, pois enfim, os portugueses são como são, lúgubres almas castrejas da bruma atlântica, mas quem disso não gosta não tem hoje desculpa nenhuma para não colocar o próprio coirame do outro lado da fronteira, já que esta se encontra aberta de todo...