sexta-feira, maio 05, 2017

CARTA DO ÚNICO REFUGIADO IAZIDI QUE VIVE EM PORTUGAL

Saman Ali chegou a 6 de Março como refugiado. É yazidi, do Iraque. Viajou da Grécia até Lisboa com seis famílias do mesmo credo, 23 pessoas ligadas por sangue e ele sem laços nenhuns. O auto-proclamado Estado Islâmico (Daesh) matou-lhe a família inteira. Mãe, irmãs, irmãos, pai. Ainda no aeroporto de Lisboa jurou fidelidade a Portugal, “o meu segundo país para sempre”. Em Guimarães, onde foram integrados, manteve a promessa, mesmo quando os companheiros de viagem começaram a partir, logo nos primeiros dias. Para a Alemanha, Holanda e outros países europeus. Ficou só ele. O único yazidi que resta em Portugal.
Esta semana, no Dia do Trabalhador, o professor universitário de Biologia decidiu redigir uma carta aberta ao Presidente da República. Escreveu-a em português, a língua que já começou a aprender. O seu título provisório de residência termina esta sexta-feira, e Saman está com muito medo de perder mais um país.


Carta Aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa

Excelentíssimo Senhor
Presidente da República Portuguesa Prof. Marcelo Rebelo de Sousa,

Me Ajuda Por Favor!

Eu Preciso de Você!

Caro Presidente,

Antes de mais, gostaria de agradecer todos os esforços levados a cabo por vós e pelas autoridades portuguesas no apoio ao nosso povo Yazidi; estamos muito agradecidos por tudo o que têm feito.

Eu sou um Yazidi, sou solteiro, chamo-me Saman Ali, e nasci em Sinjar, no Iraque. Também sou vítima do ISIS [Daesh], que matou muitos dos meus familiares, tais como os meus pais, irmãs e irmãos. Perdi-os a todos, sendo eu o único sobrevivente.

No Iraque, era professor universitário, mas fui obrigado a deixar o meu país por causa da minha religião, das minhas opiniões e das minhas atividades. A minha vida estava em grande perigo e eu estava a trabalhar como voluntário para uma organização não governamental chamada Holy Spirit, para ajudar o meu povo.

Nunca mais posso voltar ao Iraque pelo risco de ser perseguido e morto.

Cheguei a Portugal no dia 6 de Março de 2017 pelo programa europeu de realocação da Grécia, tendo feito a perigosa viagem do Iraque e esperado mais de um ano. A 10 de Novembro de 2016, tive o prazer de saber que a minha realocação tinha sido aceite pelas autoridades portuguesas.

Quero agradecer a todas as organizações portuguesas por todo o seu apoio e ajuda, especialmente ao SEF e os colaboradores da Câmara Municipal de Guimarães, onde todos foram muito simpáticos comigo.

Desde o primeiro dia em que cheguei, aceitei Portugal como o meu segundo país de origem e adoro o povo português, que agora sinto como membro da minha família, e quero ficar aqui o resto da minha vida.

Tenho um mestrado em biologia médica e quero muito começar a fazer o doutoramento, falo 6 línguas e já comecei a aprender Português.

Desejo servir o povo de Portugal e é um prazer fazer parte da vossa sociedade, respeito a lei e interessam-me muito uma sociedade e um modo de vida pacíficos e civilizados.

Perdoe-me por dizer : Eu sou o primeiro refugiado yazidi que chegou aqui a Portugal e eu serei o último a ficar aqui porque todos eles já saíram. Vamos ter em Portugal só um refugiado yazidi que sou eu, porque nenhum outro quer ficar.

Se houver alguma forma de acelerar o processo de asilo para que eu o possa obter mais rapidamente, queiram, por favor, informar-me, pois quero muito contribuir e continuar com os meus estudos, que me permitirão trabalhar, uma vez que com este estatuto de asilo, tal não me é permitido.

Muito grato pelo vosso tempo, queiram aceitar o meu respeito e consideração.

Deus vos abençoe e obrigado pelo vosso apoio

Saman Ali
1 de Maio 2017 Guimarães

*

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-05-03-Carta-aberta-a-Marcelo-do-unico-refugiado-yazidi-que-resta-em-Portugal

* * *

Este é, de facto, um dos poucos verdadeiros refugiados com verdadeiro direito a ser recebido como tal em Portugal - alguém que por motivos religiosos, e eventualmente até étnicos, corre real risco de vida se retornar à sua terra.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Jovens refugiados se veem obrigados a se vender na Alemanha

https://br.sputniknews.com/mundo_insolito/201705048313621-refugiados-se-veem-obrigados-a-se-vender-europa/

5 de maio de 2017 às 09:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

'Graças a Deus desta vez não é Rússia': embaixada russa brinca com o The Times

https://br.sputniknews.com/europa/201705058316391-embaixada-russa-brinca-com-times/

5 de maio de 2017 às 09:40:00 WEST  
Anonymous Observador Atento said...

Cauro, o mesmo pode ser aplicado aos Coptas ou Assírios, por exemplo?

6 de maio de 2017 às 08:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, mas não tanto, digo eu, devido à maior distância étnica.

6 de maio de 2017 às 17:50:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home