quarta-feira, maio 03, 2017

ISRAEL AVISA RÚSSIA DE QUE EXPANSÃO IRANIANA NO MÉDIO ORIENTE É CONTRÁRIA AOS INTERESSES RUSSOS

Israel busca persuadir Moscovo de se abster de cooperar com Teerão, argumentando que a "expansão" iraniana no Médio Oriente impõe uma ameaça à Rússia. Quem afirma é o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.
"Nós dissemos que o Irão — e eu disse ao Presidente Putin sobre isso — coloca uma ameaça não só contra nós. Por fim, isto ameaça vocês também", disse Netanyahu em entrevista ao Canal 9. 
Ele acrescentou que a Rússia tem fortes razões para cooperar com o Irão, mas apontou que impulsionar as posições de Teerão na Síria é inaceitável para Israel.
"Estamos preocupados com o eixo Rússia-Irão. É claro que a Rússia tem muitas explicações sobre o seu comportamento: quer impedir a vitória do Daesh [Estado Islâmico], para derrotá-lo. Mas, claro, isso não significa que estamos prontos para mudar o Daesh para o Irão, para que o Hezbollah ou as milícias xiitas usem o território sírio, a parte síria das Colinas do Golã para nos atacar", disse Netanyahu acrescentando que a presença militar permanente Do Irão e dos seus "satélites" na Síria é inaceitável para Israel.
Rússia e Irão estão cooperando na resolução do conflito sírio, sendo mediadores das conversações de Astana sobre a reconciliação síria. Ambos os países apoiam Bashar Assad como o presidente legítimo da Síria.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://br.sputniknews.com/mundo/201705038299784-israel-ira-russia-ameaa-oriente-medio/

* * *

É os EUA a apoiar a Arábia Saudita e a Rússia a apoiar o Irão - em ambos os casos, as maiores potências da civilização ocidental apoiam países islamistas que financiam o terrorismo islâmico. Enquanto isso, o Islão fortalece-se, ganhando com a aparente miopia dos estrategas russos e ianques que pensam que uma religião se pode manipular sem perceberem que a longo prazo estão é a servir a expansão dessa religião.