quarta-feira, abril 19, 2017

NACIONALISTAS ESCOCESES APROVEITAM O MOMENTO PARA VOLTAR A INSISTIR NO REFERENDO DA INDEPENDÊNCIA DA ESCÓCIA

A primeira-ministra da Escócia considera as eleições antecipadas um “enorme erro de cálculo político” mas garante que o Partido Nacionalista Escocês, SNP, vai aproveitar o momento para tentar conseguir um voto independente e tentar marcar um novo referendo sobre a independência.
“Se o SNP ganhar esta eleição na Escócia e o conservadores não, então as tentativas de Theresa May para bloquear o nosso mandato para dar ao Povo Escocês uma escolha quanto ao seu futuro quando for a altura certa, cairão por terra”, garantiu Nicola Sturgeon.
No parlamento, os 54 deputados escoceses do SNP abstiveram-se na votação que aprovou a realização de eleições antecipadas a 8 de Junho.
Durante o debate na Câmara dos Comuns, Theresa May garantiu que “não é o momento para um segundo referendo sobre a independência escocesa porque isso vai enfraquecer a nossa capacidade de negociação no Brexit. Força e união, com os conservadores, divisão e fraqueza, com os nacionalistas escoceses”.
Recorde-se que em 2014, a Escócia realizou um referendo sobre a independência e o não perdeu por uma margem muito pequena. Mas desde que o Brexit foi aprovado, os escoceses, que votaram em grande maioria pela manutenção na União Europeia, dizem que as circunstâncias mudaram e que têm motivos para realizar uma nova consulta pública.
*
Fonte: http://pt.euronews.com/2017/04/19/reino-unido-partido-nacionalista-escoces-quer-aproveitar-eleices-antecipadas   -   Página com vídeo incorporado   (Acordo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Insistir, insistir, insistir, nunca desistir - este é o dever de todo e qualquer militante nacionalista. Inclui-se aqui o aproveitamento de toda e qualquer oportunidade para fazer avançar a sua causa. É assim que, a pouco e pouco, a sucessão de acontecimentos pode estar a levar a água ao moinho do Nacionalismo escocês.