sexta-feira, março 03, 2017

RÚSSIA CONTINUA A DEFENDER POSIÇÃO CURDA NA SÍRIA

A Rússia defendeu a participação dos Curdos nas negociações de paz sobre a Síria em Genebra, segundo informou a agência de notícias RIA Novosti nesta segunda-feira (27), citando o vice-ministro russo de Relações Exteriores Mikhail Bogdanov.
A agência também citou Bogdanov dizendo que Moscovo espera que a oposição síria forme uma delegação única.
"Pusemos esperanças nisso porque, no final das contas, toda a gente está lá para implementar a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU", disse o vice-chanceler, à margem de uma conferência sobre o Médio Oriente organizada pelo Clube Valdai.
Acrescentou que "o objectivo comum é claro, mas há certas nuances na interpretação que cada delegação dá a este documento".
A resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada por unanimidade em Dezembro de 2015, marca o objectivo de estabelecer uma governação legítima, inclusiva e não-sectária no país árabe, bem como um calendário e um processo para a elaboração de uma nova Constituição, para depois celebrar eleições livres e justas sob a supervisão das Nações Unidas.
Além disso, o vice-chanceler também falou sobre os contactos da Rússia com o governo sírio.
"Estamos em contacto diário com Damasco. As consultas são de natureza confidencial, por isso é claro que todas estas questões estão a ser discutidas", disse o diplomata russo em conferência de imprensa, quando questionado sobre se a Rússia e a Síria discutiam o estabelecimento de zonas seguras na Síria.
As Nações Unidas abriram as negociações de paz da Síria com uma cerimónia simbólica na última quinta-feira (16).
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201702277770289-russia-curdos-siria-genebra/