segunda-feira, março 13, 2017

PORTUGAL É UM DOS POUCOS PAÍSES DA UE ONDE OS TRABALHADORES GANHAM HOJE MENOS DO QUE HÁ OITO ANOS

Portugal é um dos sete países da União Europeia onde os trabalhadores ganham hoje menos do que há oito anos, aponta um estudo publicado esta segunda-feira em Bruxelas pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), em colaboração com o Instituto Sindical Europeu. De acordo com o estudo, entre 2009 e 2016, os salários reais (corrigidos pela inflação) caíram anualmente em média 3,1% na Grécia, 1% na Croácia, 0,9% na Hungria, 0,7% em Portugal, 0,6% em Chipre, 0,4% no Reino Unido e 0,3% em Itália.
O estudo aponta ainda que em 18 países o crescimento do salário real entre 2009 e 2016 foi mais fraco do que no período entre 2001 e 2008, e apenas três países, Alemanha, Polónia e Bulgária, viram os aumentos dos salários reais nos últimos oito anos ultrapassar aqueles dos oito anos anteriores.
“É uma notícia muito má, não apenas para os trabalhadores e suas famílias, mas também para as empresas”, comentou a secretária-geral confederal da CES, apontando que “se os trabalhadores têm menos dinheiro para gastar, as empresas também se ressentem”.
Segundo Esther Lynch, “o tempo de um verdadeiro relançamento chegou” e “os trabalhadores têm necessidade de um aumento salarial em toda a Europa”. “Os salários começam a voltar a subir, mas ainda há muito caminho a recuperar”, acrescentou.
*
Fonte: http://observador.pt/2017/03/13/portugal-e-dos-7-paises-da-ue-onde-salarios-sao-mais-baixos-que-em-2009/

* * *

Já agora, a classe dirigente tuga também ganha agora menos do que há oito anos? Os grandes empresários têm menos lucros?
De notar que Portugal é dos países da Europa com o maior fosso entre ricos e pobres: http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/desigualdade-entre-ricos-e-pobres-portugueses-e-a-maior-da-europa=f637467
É no que dá termos «o melhor povo do mundo», como dizia um ministro da Economia... o rei D. Carlos disse-o mais directamente: «um povo de bananas governado por sacanas.»

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas existe alguma novidade nisto? Portugal não tem tido dinamismo económico, ficamos sem o nosso tecido industrial, a troco dos serviços como nos mandaram. A diferenciação é feita apenas na investigação e desenvolvimento que Portugal tem visto ganhos consideráveis, mas isso não consegue contrabalançar com:
1)envelhecimento da população portuguesa
2)saída de jovens qualificados
3)peso real da imigração do terceiro mundo no estado social e em tudo e mais alguma coisa(escolas, saúde ....)

Quem não tem um destes 3 pontos lá vai crescendo, pouco mas vai. A Alemanha tem um poder industrial e empresarial que é conhecido e o peso da imigração já se nota, mas ainda não ao ponto de desequilibro, lá chegará. A Suécia, já está em declínio também, a Grécia além disso tem níveis de corrupção astronómicos.

15 de março de 2017 às 04:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home