domingo, março 12, 2017

TURQUIA AMEAÇA HOLANDA ACUSANDO-A DE «FASCISTA»

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, classificou as declarações do presidente da Turquia, como loucas.
Recep Tayyip Erdogan afirmou o Governo de Amesterdão demonstrava ter remanescências nazis ao proibir a aterragem do avião do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, este sábado no país, que pretendia pedir o “sim” dos turco holandeses para o referendo de 16 de Abril, que pretende dar mais poder ao presidente.
“São observações loucas. Eu entendo que eles estejam com raiva, mas é claro que são despropositadas. Faremos tudo para manter as relações com a Turquia as melhores e as mais fortes possíveis. Temos mantido laços fortes, ao longo de algumas centenas de anos, e queremos manter relações oficiais com a Turquia. Por isso estou muito motivado, mas claro que hoje não foi um bom dia para as relações turco holandesas” afirmou Rutte.
O Governo de Ancara convocou, de imediato, o encarregado de negócios holandês na Turquia para fazer um protesto formal contra a decisão da Holanda.
Recep Tayyip Erdogan assegura que estão a ser preparadas sanções contra os Países Baixos, que serão colocadas em prática logo após o referendo.
“Sem dúvida, vamos impor as nossas sanções contra eles, depois do dia 16 de Abril. Eles são cobardes, com remanescências nazis. São fascistas, é isso que são”, assegurou o chefe de Estado turco.
O cancelamento do comício do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavusoglu, deste sábado, em Roterdão, não é um caso único na Europa.
Várias reuniões públicas em cidades da Alemanha – um país com uma comunidade turca de cerca de três milhões de pessoas – foram também canceladas, a pedido das autoridades locais.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2017/03/11/tensao-turquia-acusa-holanda-de-fascismo

* * *

Mais uma vez, mais outra, sempre mais outra, fica bem à vista a inacreditável arrogância turca contra um país europeu - entenda-se, contra a Europa em geral. Esta gente anda convencida de que o Europeu é banana e tudo fará para lhe satisfazer as vontades e caprichos - só mesmo isso pode explicar que com tanto despudor se atrevam a exigir o direito de fazerem campanha política em solo alheio.
Sirva isto como mais um aviso sobre o que seria a Turquia na União Europeia - sirva também para se perceber que os países europeus têm de estar unidos para poderem enfrentar, em conjunto, oponentes externos que são, inequivocamente, inimigos, não apenas rivais.

1 Comments:

Blogger João Nobre said...

O Sultão anda a sair da linha e por isso alguém tem de lhe "meter o sal na moleira". Trump ou Putin logo tratam de o acalmar...

12 de março de 2017 às 22:38:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home