sexta-feira, março 10, 2017

ATÉ JÁ A ONU CONDENA A ACTUAÇÃO TURCA CONTRA OS CURDOS...

O relatório de 25 páginas apresentado esta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU) é baseado em relatos confidenciais e públicos, imagens de satélites e outras fontes, denunciando centenas de mortes ilegais em operações contra militantes curdos e a destruição de quase 1.800 edifícios.
“Destruição massiva, homicídios e numerosas outras violações graves dos direitos humanos cometidos entre Julho de 2015 e Dezembro de 2016 no sudeste da Turquia”.
A agência “Lusa” noticia que “operações de segurança do Governo” levaram à deslocação de 335 a 500 mil pessoas, sobretudo curdos, grupo étnico nativo do Curdistão.
O relatório aponta para mais de 30 localidades totalmente destruídas; desaparecimentos massivos, incitação ao ódio, bloqueio do acesso a ajuda médica de emergência, a comida, água assim como de violência sexual contra as mulheres.
Em comunicado, o alto-comissário dos Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, revela-se “particularmente muito preocupado porque não foi feita nenhuma investigação credível sobre o suposto homicídio de centenas de pessoas, incluindo mulheres e crianças, num período de 13 meses”,  uma vez que “ninguém foi detido ou processado por estes crimes”, acrescentou.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/onu-acusa-turquia-de-violacoes-contra-curdos-no-sudeste-do-pais-131791

* * *

Os Curdos são no essencial aliados naturais da Europa; a Turquia de Erdogan é, em tudo, estranha ou até hostil ao Ocidente. Uma Europa que venha a ser dirigida com princípios mais propriamente europeístas no seu sentido mais autêntico - portanto, étnico e civilizacional - saberá antepor a aliada com o Curdistão a qualquer espécie de relação com a Turquia.