sexta-feira, março 03, 2017

DALAI LAMA APOIA ÍNDIA DIANTE DA CHINA

O líder tibetano Dalai Lama encontrar-se-á com autoridades federais da Índia numa área disputada da fronteira com a China que está sob administração de Nova Deli. Segundo Pequim, esta visita pode provocar sérios danos às relações já deterioradas entre os dois países.
O encontro, marcado para o próximo mês, acontecerá no estado de Arunachal Pradesh, uma das grandes regiões disputadas entre chineses e indianos. Nesse território, que a China afirma fazer parte do Tibete do Sul, o Dalai Lama terá reuniões com o objectivo de legitimar as reivindicações da Índia sobre a área. 
Para Pequim, o Dalai Lama é apenas um separatista que aumentará as tensões bilaterais num momento de grande desacordo entre China e Índia, com os Indianos demonstrando cada vez mais indignação diante da aproximação entre chineses e paquistaneses. 
Nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China manifestou-se duramente contra essa viagem do Dalai Lama, mandando um recado claro aos Indianos. 
"O convite feito ao Dalai Lama pela parte indiana para visitar uma área disputada por China e Índia infligirá graves danos à relação bilateral e à paz e estabilidade na fronteira entre a China e a Índia", afirmou o porta-voz da chancelaria, Geng Shuang. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201703037812251-india-china-dalai-lama/

* * *

É mais uma boa movimentação da parte do governo nacionalista hindu de Narendra Modi diante da crescente aliança dos dois maiores inimigos da Índia, o Paquistão e a China. Desta feita a Índia tem do seu lado uma significativa referência mediática e simbólica, o Dalai Lama, cujo combate político é verdadeiramente nacionalista - trata-se da luta por uma independência nacional, a do Tibete - e que, entretanto, já manifestou a sua mentalidade saudavelmente etnicista ao opinar que «a Alemanha não deve tornar-se num país árabe» e que os refugiados devem ser reenviados aos seus países de origem assim que possível...
Mais uma vez e mais outra, a Índia configura-se como um aliado natural do Ocidente diante dos maiores inimigos de ambos.