terça-feira, janeiro 31, 2017

O QUE ESTÁ A ACONTECER NO SISTEMA DE SAÚDE SUECO?

Na Suécia, o segundo país do mundo com os impostos mais elevados, o sistema de saúde costumava ser considerado modelo para todo o planeta. Consta que já não é. Porquê?
A enfermeira Frida Reuterskiöld, de vinte e oito anos, que trabalha na unidade de urgências do hospital de Sahlgrenska, resolveu falar à imprensa para se atrever a dizer o que tem visto, mesmo correndo o risco de ser despedida, uma vez que no seu país a inquisição da Santa Madre Igreja Anti-Racista e Multiculturalista dos Últimos Dias do Ocidente está sempre à espreita:
«Não é exagero quando se fala em crise. Não podemos garantir o direito aos Suecos de serem atendidos. Sinto-me muito impotente de cada vez que não posso atender aos pacientes quando mais necessitam. (...) Está a acontecer o mesmo que com as habitações. Muitos suecos não podem ter casa própria porque foi preciso dá-las a refugiados chegados de África e do Médio Oriente. Chegaram-se a usar museus e edifícios públicos como albergues. Hoje o sistema de saúde está a falhar porque carecemos de meios materiais e humanos para fazer frente à avalanche diária de pacientes. Está tudo a desmoronar-se.»
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.alertadigital.com/2017/01/29/los-hospitales-de-suecia-colapsados-de-una-sanidad-modelica-en-los-70-a-una-condiciones-tercermundistas-para-los-pacientes-suecos/