segunda-feira, janeiro 30, 2017

NEGOCIAÇÕES SÍRIAS EM GENEBRA ADIADAS PARA PODER INCLUIR CURDOS

As negociações sírias em Genebra foram adiadas, entre outros motivos, em função de questões relacionadas com a participação curda.
Neste momento, estão a ser elaboradas as propostas de inclusão de representantes curdos em diversas plataformas da oposição, declarou aos jornalistas o director do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia e conselheiro político do enviado especial da ONU para a Síria, Vitaly Naumkin.
Segundo Naumkin, "será encontrada uma solução intermediária" para a participação do Partido de União Democrática curdo nas negociações sírias em Genebra.
"Ou eles serão amplamente representados por outras plataformas. Existem opções. Diferentes opções estão a ser oferecidas para eles participarem não como um grupo separado mas, por exemplo, no âmbito da plataforma de Cairo, onde eles têm um lugar reservado. Por outro lado, os Curdos, é claro, gostariam de ser representados como um grupo separado, que se incluiria no processo de negociação", explicou Naumkin.
"Isto tudo está a ser decidido agora. Por isso, justamente, o início das negociações foi adiado", completou o académico.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que as negociações de paz sírias, previstas para o dia 8 de Fevereiro, foram adiadas para o final do mês. Segundo a delegação síria, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, tomou a iniciativa de propor o adiamento durante as negociações sírias em Astana, no Cazaquistão.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201701307554062-negociacoes-siria-genebra-adiada-curdos/

* * *

Bom sinal, até ver, para estes primos da Europa, a bem do sagrado direito de Nação e, já agora, de um natural aliado dos Europeus na região.