terça-feira, dezembro 06, 2016

AUTORIDADES LITUANAS PREPARAM A POPULAÇÃO PARA CASO DE INVASÃO RUSSA

As autoridades lituanas estão activamente a divulgar panfletos que explicam à população civil as medidas de resistência contra uma possível 'agressão russa', enquanto há cada vez mais aulas sobre este tema nas escolas, diz o Guardian.
A questão que provoca a maior preocupação entre os lituanos, segundo o jornal, é a seguinte: "O que fazer caso a Rússia nos invada?". Os altos funcionários que estão a debruçar-se sobre esta questão não deixam de tentar aumentar a capacidade defensiva do país. Por exemplo, numa nova instrução de resistência, caso o país seja invadido, as autoridades lituanas propõem que a população "trabalhe pior do que é costume". Tal conduta, na opinião do autor, pode fazer com que o país báltico se livre mais rapidamente da presença das tropas adversárias.
A divulgação activa de panfletos informativos dedicados a uma possível ocupação do país já se transformou na actividade preferida das autoridades lituanas. O manual de "preparativos para a sobrevivência" já foi reeditado três vezes. Segundo frisa o Guardian, o conteúdo dos panfletos informativos é cada vez mais criativo. Se o primeiro manual tinha um carácter discreto e apelava aos Lituanos para que não temessem "tiroteios nas ruas", o segundo panfleto, "Abordagem Divertida das Recomendações Sérias", já é dirigido aos jovens. Em particular, o jornalista do Guardian diz que lhe chamou atenção a abundância de gatinhos desenhados nas páginas do manual. O Guardian também conseguiu obter um comentário de um dos voluntários que estão a divulgar os panfletos. "Os nossos média contam-nos permanentemente sobre um conflito emergente [com a Rússia], mas o perigo existente é evidentemente exagerado. Apenas uma percepção clara daquilo que se deve fazer nas situações de emergência pode ajudar os Lituanos a se sentirem seguros de novo", manifesta um activista dos direitos humanos. O autor opina que a preocupação das autoridades lituanas pode ser explicada pelas perspectivas nebulosas da Aliança Transatlântica. Os representantes da Lituânia esperam que as relações dos EUA com os países do Báltico permaneçam ao mesmo nível, mas preparam o seu Povo "para o pior" com antecedência. "Devemos mostrar que cada um de nós está disposto a resistir a qualquer tipo de agressão e combater por cada centímetro do nosso território", diz o ministro da Defesa lituano citado pelo jornalista.
A 20 de Novembro realizaram-se as manobras Espada de Ferro das tropas da Aliança Atlântica, das quais participaram 11 países-membros da OTAN. Mais cedo, durante a cúpula da OTAN em Varsóvia, foi decidido criar um batalhão internacional, cujo núcleo fosse constituído por forças alemãs.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201612067073079-lituania-panfletos-agressa-russa-propaganda-escolas/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

COM O TRUMP ENFRAQUECENDO A NATO POR 8 ANOS É A CHANCE DE OURO DO PUTIN ANEXAR A PARTE DA UE E DA NATO MENOS LIXADA

7 de dezembro de 2016 às 05:03:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home