sexta-feira, dezembro 09, 2016

AMANHÃ - CONFERÊNCIA SOBRE O EVENTUAL SIGNIFICADO DA VITÓRIA DE DONALD TRUMP PARA A EUROPA


Se a vitória eleitoral de Donald Trump constituiu um marco histórico nos Estados Unidos da América, o lugar cimeiro que este país exerce na política mundial obriga a que todos as nações do globo estejam atentas ao desempenho da futura administração Trump. 
Para muitos a eleição de Trump afigura-se como uma resposta popular concreta face às políticas económicas liberais e à hegemonia marxista no campo cultural. Fruto de uma praxis política que estabeleceu uma relação directa entre o povo e uma liderança política, Trump surge como uma alternativa séria a uma classe política que se alheou dos problemas reais e das inquietudes das populações que deveria servir. 
O status quo mudou nos EUA e as repercussões não tardarão a fazer-se sentir na Europa. A emergência de novas forças políticas, que os média definem como populistas, reflectem o divórcio entre eleitores e classe política, entre as camadas populares e a elite dominante. Estas novas expressões políticas não são a rejeição da democracia, do estado de direito ou da justiça social. Antes pelo contrário, são manifestações populares daqueles que exigem o seu efectivo funcionamento e incremento. 
Poderá constituir a futura administração Trump a mudança de paradigma global? Será Trump a centelha para uma "Primavera Europeia"? Estas questões serão devidamente debatidas no dia 10.
*
Fonte: https://www.facebook.com/events/339051769807847/