sexta-feira, novembro 18, 2016

NINGUÉM FICOU INDIGNADO POR OBAMA VENCER HILLARY EMBORA TENHA TIDO MENOS VOTOS...

Agradecimentos ao Arauto por ter aqui trazido esta imagem:


É o mau perder a misturar-se com a incoerência fanática de quem acima de tudo sempre venerou «Santo» Obama...

É injusto que o candidato menos votado fique com o cargo? Sim, é. Mas o sistema norte-americano está feito assim - e não é a primeira vez que isto acontece. Já sucedeu pelo menos quatro vezes antes de Trump, como aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_eleitoral_dos_Estados_Unidos se lê (texto a itálico):
«Há no total 538 votos no colégio eleitoral. Um candidato vence a eleição presidencial se tiver pelo menos 270 votos colegiados - mesmo que tenha um número total de votos populares menor do que outro candidato concorrente (como aconteceu em cinco ocasiões: John Quincy Adams em 1824, Rutherford B. Hayes em 1876, Benjamin Harrison em 1888, George W. Bush em 2000 e Donald Trump em 2016).»
Isto pelos vistos não indignou demasiada gente e, evidentemente, não foi alterado... se quiserem que isto mude, pois tratem disso depois de se garantir que Trump fica com a presidência; mudar agora de maneira a tirar-lhe a vitória alcançada, ou arranjar maneira de manipular os eleitores de modo a que estes não elejam Trump, seria mudar as regras do jogo a meio, uma batota pegada... e não surpreenderia absolutamente nada na sua desonestidade, vindo do quadrante ideológico que vem...