sexta-feira, novembro 18, 2016

LETÓNIA PRETENDE CONSTRUIR BASE DA OTAN

O Ministério da Defesa da Letónia propõe a construção de uma base militar e cais para receber navios da OTAN no local da cidade militar soviética de Liepaja.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Letónia, Janis Garisons, aos jornalistas. Segundo ele, a base vai ser construída "daqui a dez anos aproximadamente".
Segundo Garisons, esse é um projecto de larga escala que vai requerer investimentos consideráveis.
O desenvolvimento da base militar em Liepaja será realizado em duas etapas: primeiramente, serão construídos a sede, quartéis militares e complexo desportivo, e em seguida – um depósito para armas e munições, estacionamento e cais para a OTAN. Nos tempos soviéticos a cidade de Liepaja possuía uma base militar naval chamada Karosta, onde ficavam os submarinos da Frota do Báltico. Actualmente, Karosta é um ponto turístico.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://br.sputniknews.com/europa/201611166842872-letonia-otan-base-construcao/

* * *

De certas posições da «longínqua» Europa Ocidental é fácil acusar os EUA e a OTAN de fazerem e acontecerem contra os coitaditos dos Russos, incitando os pequenos Estados circundantes contra Moscovo para cercar o poderio do urso eslavo, mas compreender a perspectiva histórica de quem esteve debaixo do jugo moscovita é no, mínimo, conveniente...