quarta-feira, novembro 23, 2016

IGREJA CATÓLICA ADMITE CULPAS NO GENOCÍDIO DO RUANDA

A Igreja Católica de Ruanda pediu desculpas pelo papel que alguns dos seus padres tiveram no genocídio de 1994, que matou quase 1 milhão de pessoas em 100 dias.
Ontem, uma carta conjunta assinada por nove bispos que representam todas as dioceses do país foi lida em todas as igrejas de Ruanda, como parte da mensagem de fim de ano do Jubileu Extraordinário, informou nesta segunda-feira a imprensa do país.
Na mensagem, a Igreja afirmou que não teve um papel correcto como instituição durante o genocídio e está consciente de que alguns dos seus membros mataram pessoas inocentes.
"A igreja não enviou ninguém para prejudicar, mas desculpamo-nos por alguns clérigos que se envolveram no genocídio. Estamos tristes pelo facto de que alguns dos nossos seguidores ignoraram os chamados de Deus", dizem os bispos no texto.
Alguns religiosos católicos já foram condenados, como o padre católico ruandês Athanase Seromba, julgado por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional de Ruanda (TPIR), em 2006, e o pastor Elizaphan Ntakirutimana, que respondeu ao processo em 2004.
Quase 1 milhão de tutsis e membros moderados da etnia hutu foram massacrados, principalmente com armas brancas, por milícias extremistas, militares e pela própria população civil durante o genocídio ruandês, e muitos deles morreram em igrejas onde tinham procurado refúgio. 
*
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2016/11/21/igreja-de-ruanda-pede-perdao-por-participaram-de-religiosos-em-genocidio.htm

* * *

Deve recordar-se que a Igreja Católica tinha rejeitado até agora a sua parte da culpa, argumentando que os clérigos culpados tinham sido meia dúzia e que a Igreja em si nada tinha tido a ver com o sucedido, como aqui se lê: http://www.playgroundmag.net/noticias/actualidad/genocidio_de_Ruanda-Iglesia_Catolica-perdon_0_1869413051.html?utm_source=facebook.com&utm_medium=post&utm_campaign=genocidio_de_Ruanda-Iglesia_Catolica-perdon

Notícia de 2004: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/igreja-catolica-rejeita-responsabilidades-no-genocidio-do-ruanda/
(...) O vice-presidente da Conferência Episcopal Ruandesa, D. Alexis Habiyambere, Bispo de Nyundo, disse à Rádio Vaticano que “a Igreja Católica está a ser acusada, entre outras coisas, de ter fomentado uma ideologia do genocídio: se alguém de nós falhou, isso não quer dizer que a instituição, enquanto tal, tenha falhado em sua missão. Entre as acusações inaceitáveis, há a de que a Igreja Católica teria, intencionalmente, mantido o povo na pobreza.” “A Igreja Católica no Ruanda não quer fazer oposição ao governo, mas, sem dúvida, é grande a responsabilidade que recai sobre o governo, porque utiliza os Media para enganar o povo”, atirou.

Pode ler-se mais aqui https://www.theguardian.com/commentisfree/2014/apr/08/catholic-church-apologise-failure-rwanda-genocide-vatican sobre as manobras da Igreja Católica para encobrir os crimes do seu clero no Ruanda. 
É mais um caso em que apesar de a ICAR garantir que «não se mete em Política» e que «o seu reino é doutro mundo», acaba por mais uma vez se meter mesmo em Política, e da forma mais abjecta, eventualmente para se ligar ao poder reinante...