sábado, outubro 01, 2016

PROGRAMA DO PNR - REGULAR OS PREÇOS DOS PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE

(Excerto do Programa Político do PNR)
 Um dos graves problemas sociais com que as sociedades modernas se deparam, é que como tudo tende a ser controlado pelos grupos financeiros internacionais, tudo tem de ter uma rentabilidade de capital interessante, incluindo os bens essenciais à vida, que na opinião do PNR não podem ser tratados como produtos financeiros.
O PNR considera que os serviços como o fornecimento de água, electricidade, gás e telecomunicações, são serviços públicos essenciais à vida ou ao conforto da vida moderna e, como tal, não podem servir para extorquir dinheiro aos contribuintes. Devem ser disponibilizados à população a preços moderados e em casos de necessidade a preços subsidiados.
Da mesma forma, o PNR considera que existe um cabaz de produtos de primeira necessidade, em que os produtores nada, ou quase nada ganham, mas que chegam ao consumidor a preços excessivamente caros, que não é uma prática com que se possa continuar.
As medidas concretas do PNR para regular os produtos de primeira necessidade são:
Com a nacionalização das empresas de bandeira em cada sector, fornecer os serviços públicos ao mais baixo preço possível, mantendo a rentabilidade das empresas acima do juro que Portugal paga pela dívida soberana.
Subsidiar as famílias portuguesas que comprovadamente não tenham condições para pagar a totalidade desse serviço.
Criar um cabaz de produtos de primeira necessidade, em que o Estado deverá vigiar em permanência toda a cadeia de valor, de forma a evitar margens desnecessárias e manipulação dos preços de mercado, quer de compra ao produtor, quer de venda ao público.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2016/10/regular-os-produtos-primeira-necessidade/