sexta-feira, outubro 21, 2016

MÃE DE JOVEM PORTUGUÊS AGREDIDO POR FILHOS DE ÁRABE EXIGE QUE PORTUGAL TOME MEDIDAS

Vilma Pires, mãe de Rúben Cavaco, não perdoa ao Governo português “se não mover céu e terra” para que se faça justiça e defende que os Portugueses não devem aceitar que Portugal continue a manter relações diplomáticas com o Iraque.
Numa carta enviada à comunicação social, depois de conhecer o teor da nota entregue pelo Governo iraquiano ao português, a mãe do jovem agredido pelos dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal reage com emoção.
*
Fonte: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/mae-de-jovem-agredido-por-filhos-do-embaixador-quer-fim-de-relacoes-entre-portugal-e-iraque-1748392

* *

Rúben Cavaco esteve internado durante 16 dias em Santa Maria, Lisboa.
O embaixador do Iraque em Portugal, pai dos dois gémeos que confessaram na SIC ter agredido o jovem Rúben Cavaco, em Ponte de Sor, Portalegre, pagou as despesas hospitalares num valor próximo dos 12 mil euros.
Saad Mohammed efetuou o pagamento da factura no Hospital de Santa Maria, Lisboa, onde Rúben Cavaco, 16 anos, esteve internado entre os dias 17 de Agosto, quando foi agredido, e 2 de Setembro. O jovem sofreu múltiplas fracturas, passou por várias cirurgias e chegou a estar em coma induzido.
De acordo com o Correio da Manhã, a família de Rúben Cavaco encara o pagamento desta despesa como um gesto de boa vontade, embora continue a exigir que os gémeos sejam punidos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que a embaixada do Iraque "já transmitiu a resposta" ao Governo português sobre o pedido de levantamento de imunidade diplomática dos filhos do embaixador iraquiano. No entanto, o governante não esclareceu qual o teor da resposta.
Há uma semana, o chefe da diplomacia portuguesa tinha dito que caso não houvesse resposta das autoridades iraquianas, ou se a mesma fosse negativa, o Governo português poderia recorrer à declaração de 'persona non grata', levando à expulsão dos filhos do embaixador de Portugal.
Uma declaração que deixou a mãe de Rúben Cavaco surpreendida. Em comunicado enviado à agência Lusa, Vilma Pires recorda que "é importante não esquecer" que os dois irmãos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, são "autores assumidos da bárbara agressão" e que "já declararam publicamente que pretendem responder" perante a justiça portuguesa.
"Agora o que eu gostaria de saber é se o Governo português se está a preparar para dar o caso como encerrado com a expulsão dos dois jovens do território português", questiona Vilma Pires.
*
Fonte: http://www.dn.pt/portugal/interior/embaixador-pagou-despesas-hospitalares-no-valor-de-12-mil-euros-5456023.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)


* * *

Está carregada de razão, a mulher. Resta saber o que vai fazer o Estado Português, numa situação que não pode ser abafada... (espero eu)... É importante que o Povo esteja atento, para que não se corra o risco de isto cair no esquecimento... se necessário, organizam-se manifestações...