sexta-feira, outubro 21, 2016

TURQUIA EXIGE PODER INTERVIR MILITARMENTE EM TERRITÓRIO ALHEIO

As tentativas de transformar a operação de libertação da cidade iraquiana de Mossul em motivo para uma nova guerra, a ser levada a cabo por terceiras forças, pode levar a um conflito global, disse o vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus.
Mais cedo, Ancara manifestou-se contra a participação da milícia xiita na operação de libertação de Mossul, explicando esta decisão pela ameaça de confrontos inter-confessionais na região.
"A tentativa de transformar a operação de libertação de Mossul dos terroristas do Daesh (proibido na Rússia) em motivo para uma nova guerra, a ser travada pelas mãos de forças terceiras, pode levar a consequências catastróficas, inclusive à Terceira Guerra Mundial", disse o vice-primeiro-ministro do país, citado pela agência Anadolu. Segundo Kurtulmus, o futuro de Mossul afecta directamente os interesses da Turquia, bem como o futuro de Aleppo e Damasco. "Os residentes dos países vizinhos são nossos amigos, irmãos e parentes. Todos nós vivemos numa região. Ninguém tem o direito de impedir a Turquia de se interessar pelos desenvolvimentos nos países vizinhos", disse o vice-primeiro-ministro.
O responsável turco criticou mais uma vez as autoridades iraquianas, que se manifestam contra a presença dos militares turcos no campo de Bashiqa, no norte do país. "Hoje o primeiro-ministro do Iraque tentou criticar a Turquia. Entretanto, primeiramente deve responder à questão por que razão a segunda maior cidade do Iraque se rendeu aos terroristas sem nenhum tiro? Por que razão durante todos esses anos não foi efectivado um plano de salvamento de Mossul? Por que razão os EUA e a comunidade internacional não considera de forma séria a luta contra o Daesh?", acrescentou Kurtulmus.
Em 17 de Outubro, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Abadi, anunciou o início da operação militar para libertar Mossul do controle do Daesh. Segundo os média locais, cerca de 30 mil soldados iraquianos e 4 mil efectivos das unidades peshmerga participam da operação, apoiada pela coligação internacional liderada pelos EUA, que realiza ataques aéreos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610206594323-libertacao-mossul-terceira-guerra-mundial/

* * *

O à vontade com que o turcalhame não só invade militarmente espaço alheio como ainda exige abertamente poder fazê-lo, é mais um testemunho da já conhecida arrogância imperial «otomana» - e o pormenor da referência à falta de resistência ao califado em Mossul tem que se lhe diga: o porta-voz turco parece indicar que a população local é islamista ou que de qualquer modo preferiu os islamistas à autoridade estatal iraquiana. Desse modo está como que a legitimar a imposição de uma outra autoridade no terreno que não a do Iraque...


2 Comments:

Anonymous Arauto said...

Um vídeo com o seu interesse:

https://www.youtube.com/watch?v=nsqHbsHnvkI

21 de outubro de 2016 às 12:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, o livro foi aqui referido, num tópico: http://gladio.blogspot.pt/2016/10/novo-livro-indica-que-presidente.html

23 de outubro de 2016 às 21:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home