segunda-feira, setembro 19, 2016

ALINHA-SE FUTURA ALIANÇA DE PAÍSES CONTRA A IMINVASÃO NA UE

Cinco países da União Europeia (UE) preparam-se para formar uma frente de resistência à iminvasão, contrariando assim os ditames de Bruxelas. O candidato presidencial austríaco do Partido da Liberdade Austríaco (FPÖ no acrónimo alemão), Norbert Hofer, anuncia querer juntar forças com a República Checa, a Hungria, a Polónia e a Eslováquia num esforço para travar a enchente de imigrantes que se abate sobre o continente, caso ganhe as eleições presidenciais que em breve se realizarão na Áustria.
Este projecto de aliança surge pouco depois de Hofer ter apelado recentemente para que a «voz sábia» da Europa Centro-Leste viesse a ter «mais influência na UE».
Ao chamado quarteto de Visegard - Polónia, Hungria, República Checa e Eslováquia - pode pois juntar-se a Áustria, chama-se também «Luz de Habsburgo» (em alusão à monarquia central europeia) e a esta poder-se-ão juntar mais países. O grupo reuniu-se em Martes da semana passada; no evento, a primeira-ministra polaca Beata Szydlo salientou o «enorme potencial» desta força para solucionar divisões no seio da UE e, acrescentou, para que a UE «ficasse mais próxima dos seus cidadãos», ou seja, mais democrática.
O grupo opõe-se também a que a UE dê setenta e cinco milhões de euros e ainda isenção de vistos à Turquia. 
*
Fonte: http://www.express.co.uk/news/world/711012/EU-members-political-power-migrant-crisis-Austria-Norbert-Hofer

* * *

A pouco e pouco vai-se percebendo como, num horizonte menos longínquo do que possa parecer, a UE poderá ser realmente útil a todas as nações europeias, assim cresça no seio da UE o poder nacionalista. E esta ascensão só se faz pela via democrática, porque, mais uma vez, a Democracia revela-se como a maior aliada natural do Nacionalismo.