terça-feira, julho 05, 2016

FUNERAL DE COMBATENTE PORTUGUÊS ANTI-ISLÂMICO EM PORTALEGRE

Foi com emoção que Portalegre se despediu de Mário Nunes, o jovem de 22 anos que, em 2015, partiu para a Síria para combater o Daesh.
No funeral, que se realizou esta manhã na sua terra natal, foram vários os familiares e amigos que envergaram uma camisola com o seu rosto, prestando assim uma última homenagem a um jovem "meigo" e que muitos consideram um "herói".
O último adeus a Mário Nunes realizou-se dois meses depois da sua morte, a 3 de Maio, na Síria, onde combatia o autoproclamado Estado Islâmico ao lado das Unidades de Proteção Popular, YPG, em curdo.
O corpo chegou a Portalegre ao final da tarde de sábado, depois de ter partido do Iraque na Mércores. Para trás fica um longo e complexo processo de repatriamento. A família só teve conhecimento do falecimento de Mário Nunes no final de Maio, momento em que desencadeou vários contactos com autoridades nacionais e internacionais. Os restos mortais do jovem estiveram guardados num hospital em Rojava, sob a alçada da milícia curda, até Mércores quando, após uma cerimónia de homenagem, foram transportados para o Iraque, de onde partiram para Portugal.
Apesar de ter desertado da Força Aérea Portuguesa, Mário Nunes é considerado por muitos um "herói" e, neste momento, está a ser divulgada nas redes sociais uma petição que apela à atribuição (a título póstumo) da Ordem da Liberdade a Mário Nunes, "o voluntário português do YPG na luta contra o autoproclamado Estado Islâmico".
*
Fonte: http://www.jn.pt/local/noticias/portalegre/portalegre/interior/o-ultiimo-adeus-ao-portugues-que-morreu-a-combater-o-estado-islamico-5263811.html