domingo, junho 19, 2016

DEZENAS DE MILHAR MARCHARAM NA CAPITAL EM PROL DA ESCOLA PÚBLICA

Milhares de pessoas, segundo a Fenprof mais de 80 mil, concentraram-se na praça Marquês de Pombal, em Lisboa, para defender uma escola pública de qualidade e desfilaram pela avenida da Liberdade.
Algumas das personalidades que subscreveram a petição em defesa da escola pública que foi entregue na Assembleia da República subiram ao palco montado no local e fizeram intervenções sobre os motivos que os trouxeram à rua.
Entre os oradores constam a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, e a antiga secretária de Estado da Edução Ana Benavente.
Na intervenção inicial, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, salientou que esta iniciativa "não é uma marcha contra ninguém, nem contra os colégios privados, é uma iniciativa pela defesa da escola pública, que tem sido maltratada".
Mário Nogueira disse que o ensino público tem sofrido um desinvestimento nos últimos anos, sobretudo nos 4 anos de Governo PSD/CDS-PP.
Todos os partidos da Esquerda parlamentar estavam representados no arranque da marcha pela escola pública, em Lisboa, que junta milhares de cidadãos.
Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP) estão representados na concentração pelas suas principais figuras: a porta-voz do Bloco, Catarina Martins, e o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, lideram as delegações de ambos os partidos.
O PS, por seu turno, está representado pelo coordenador do partido na comissão parlamentar de Educação, Porfírio Silva, e há mais parlamentares socialistas no encontro, e também Heloísa Apolónia, deputada do partido ecologista "Os Verdes", está presente na marcha.
Os manifestantes empunham cartazes que dão colorido à praça e reforçam o apelo à defesa da escola pública.
"Educação pública de todos e para todos" e "Estado laico não paga dízimas" são algumas das mensagens expressas pelos defensores da escola pública, que vão marchar até ao Rossio.
A concentração é também marcada pelo colorido das bandeiras dos sindicatos de professores e da CGTP.
Veem-se também cartazes de associações de pais, como a do Bombarral, e de escola secundária, como o liceu Camões.
A marcha conta ainda com a participação de pessoas que não integram a comunidade educativa mas concordam com os seus objetivos.
É o caso de Manuel Coelho, 61 anos, que não integra nenhum sindicato, mas quis participar na marcha porque considera que o dinheiro dos seus impostos deve ser canalizado para a escola pública.
"Estou aqui por uma melhor escola pública e quem quiser privado tem que pagar, não compete ao Estado", disse à agência Lusa.
A marcha foi promovida principalmente pela Fenprof, convocada no final de Maio, numa altura em que os colégios privados, com contrato de associação, se desdobravam em acções diárias para contestar a anunciada redução do número de turmas financiadas pelo Estado em estabelecimentos particulares, a partir do próximo ano lectivo.
A petição em defesa da escola pública, que a Fenprof entregou na Assembleia da República, e que teve entre os primeiros subscritores nomes como os músicos Sérgio Godinho, Fausto e Pedro Abrunhosa, o poeta Manuel Alegre, a autarca Helena Roseta, a historiadora Raquel Varela ou o catedrático Santana Castilho, reuniu mais de 71 mil assinaturas.
*
Fonte: http://www.dn.pt/portugal/interior/milhares-no-marques-em-defesa-da-escola-publicaestado-laico-nao-paga-dizimas-5235491.html

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

deve ter sido um dia em cheio para ti
ir a uma manif da cgtp no principio da tarde e no final da mesma ires à manif dos gueis
parece-me a mim que cada vez te afastas mais do ideal nacionalista,aproximando-te das ideias esquerdistas do bloco de esterco e dos PANeleiros "defensores" dos animais(dizem eles)

20 de junho de 2016 às 03:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Para que aquilo que estás a dizer tivesse algum sentido, terias primeiro de explicar porque é que falas como se o PAN não fosse um verdadeiro defensor dos animais - mas terias, acima de tudo e em primeiro lugar, de explicar em que é que as manifs referidas e o PAN contrariam o ideal nacionalista...

20 de junho de 2016 às 06:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home