sexta-feira, junho 10, 2016

IMIGRANTE ILEGAL USA PASSAPORTE QUE NÃO É SEU E A UE DÁ-LHE RAZÃO CONTRA O ESTADO FRANCÊS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/06/07/imigrante-ganesa-vence-batalha-juridica-contra-franca/
*
O Tribunal Europeu de Justiça deu razão a uma mulher ganesa na queixa contra o Estado francês, por ter sido retida para interrogatórios.
A mulher tinha sido detida pela polícia ao tentar atravessar o Canal da Mancha num autocarro e estava na posse de um passaporte que não lhe pertencia.
Se esta detenção é legal de acordo com a lei francesa, já segundo as normas europeias não é assim. A lei europeia diz que os imigrantes considerados ilegais devem ser deixados em liberdade durante pelo menos um mês, para dar tempo à pessoa de deixar o país ou regularizar a situação.
Calais, junto ao canal da Mancha, é um dos pontos mais quentes da Europa, em termos de imigração, com milhares de pessoas juntas no campo improvisado baptizado “A Selva”, à espera de uma oportunidade de passar para a Grã-Bretanha.

* * *

É uma ideia porreira, deixar um alógeno a passear impune pela Europa toda durante um mês. Não sei é se dá tempo para levar a cabo um atentado em condições, talvez o prazo devesse ser estendido por dois meses ou aliás três, que o três é mais tradicional... E neste caso quem estava ilegal estava também na posse de um documento que não era seu, o que configura um delito de falsificação ou coisa parecida, algo que está longe de se poder classificar como simples distracção ou sequer desleixo e que mais se aproxima de acto de má fé, mas mesmo isso pelos vistos não incomoda quem teria por missão salvaguardar a segurança dos Europeus... Não consta na notícia que a pessoa que prevaricou tenha sido agredida fosse de que modo fosse, apenas interrogada, mas pelos vistos nem isso um país soberano pode fazer para se defender...