sexta-feira, maio 20, 2016

CRUELDADE CONTRA OS CÃES POR PARTE DA AUTORIDADE DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

No Santuário de Fátima o abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade.
Equipa da TVI impedida de fazer reportagem.
As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados numa caixa. Caixa essa que está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...
Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.
Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas. Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourém tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.
A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.
Tivemos conhecimento, também, que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar.
Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão. Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram à noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus-tratos contra os animais perpetrados num local "sagrado".
Há algum tempo a TVI este no local com a intenção de fazer uma reportagem sobre esta chacina animal, mas, passados alguns minutos os seguranças obrigaram a equipa de reportagem a abandonar o local. As imagem recolhidas até esse momento nunca foram exibidas ao publico.
Pela defesa dos Animais e pela aplicabilidade e melhoria da Legislação existente!
*
Fonte: http://alemdourodigital.blogs.sapo.pt/caes-chacinados-no-santuario-de-fatima-19193

* * *

Os angelicais servidores do Judeu Morto não têm compaixão que chegue para todos, o que não admira, respeito pelos animais não é para esta tropa valor importante, apesar de quando lhes convém, e dá jeito para parecer bem, saberem dizer que coisa e tal S. Francisco de Assis é padroeiro dos bichinhos. É em muitos casos nas suas fileiras que mais se encontra daquele tipo de gente que, diante de qualquer acto de beneficência para com animais, de imediato comenta que é preciso pôr as pessoas em primeiro lugar ou outras lérias do género, como se houvesse alguma incompatibilidade entre beneficiar animais e beneficiar humanos. A objecção serve só para expressar um desagrado de motivação o mais das vezes (mal) escondida, que vai da mera irritação pessoal (normalmente não gostam de animais, mesmo que digam o contrário) à vontade, em certos casos, de ver continuado algum tipo de violência para com os animais.

5 Comments:

Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/refugiados-chegarao-em-voos-quase-diarios-na-ultima-semana-de-maio-1732576

20 de maio de 2016 às 21:55:00 WEST  
Blogger João Nobre said...

Às tantas ainda vamos descobrir que há uma fábrica de salsichas clandestinas debaixo do santuário...

21 de maio de 2016 às 00:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu não vejo aqui qualquer crueldade para com os animais,vejo é uma praga que tem de ser combatida a fim de prevenir doenças.A autoridade do santuário está de parabéns

23 de maio de 2016 às 13:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, a autoridade do santuário mete nojo e merecia ser criminalmente responsabilizada. Abater cães dessa maneira só por descaramento criminoso pode ser considerada como «prevenção de doenças».

23 de maio de 2016 às 19:21:00 WEST  
Blogger João Nobre said...

Caro Caturo, o Anónimo das 13:25 é claramente um psicopata à solta.

24 de maio de 2016 às 03:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home