terça-feira, abril 12, 2016

OPOSIÇÃO SÍRIA INSISTE NA PARTICIPAÇÃO DOS CURDOS NAS NEGOCIAÇÕES DE PAZ

A oposição síria insiste na participação de curdos nas negociações em Genebra, informou à agência RIA Novosti a representante da Frente Democrática Nacional, Mais Krydee.
“Nós, da oposição interna, desejamos que Salih Muslim Muhammad (líder do Partido de União Democrática, afiliado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão — PKK) esteja connosco, que venha para esta rodada de negociações, bem como para as próximas. Para que os Curdos tenham o direito de dizer o que querem. Insistimos nisso. Que todos os grupos sírios participem das negociações”.
Nesta segunda-feira, Krydee reuniu-se com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, para discutir os temas relacionados à solução política do conflito na Síria. 
“Discutimos a agenda da solução política. Falamos sobre um governo nacional… A nossa ideia, como antes, é a seguinte: o governo nacional deve ser composto por forças do governo actual e por representantes de todos os grupos de oposição”, disse Mais Krydee.
As negociações sírias em Genebra foram retomadas em 14 de Março. Na ocasião, participaram das reuniões: a delegação do governo sírio, presidida pelo representante permanente da Síria na ONU, Bashar Jaafari; o Alto Comité de Negociações, formado pela oposição síria em Riad; representantes do grupo de oposição, formado após reuniões em Cairo e Moscovo; bem como a oposição interna síria, formada em Hmeymim. Os representantes dos Curdos não foram convidados para as negociações. A próxima rodada de negociações em Genebra recomeça esta semana.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160411/4101123/oposicao-interna-siria-insiste-participacao-curdos-negociacoes-Genebra.html#ixzz45YnaFuk9

* *

O chanceler russo, Sergei Lavrov, também se reuniu nesta Lues (11), em Moscovo, com uma delegação de curdos iraquianos chefiados por Barham Salih, ex-primeiro-ministro do Curdistão iraquiano, segundo informou o serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O escritório de representação do Curdistão iraquiano em Moscovo disse, por sua vez, que Salih se reuniu com Lavrov e com o vice-chanceler Mikhail Bogdanov, para discutir a situação no Oriente Médio e a participação dos Curdos nas negociações de paz sírias em Genebra.
A rodada anterior de negociações sírias em Genebra terminou em 24 de Março. Todas as delegações presentes apresentarem as suas propostas de solução da crise ao enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que então produziu um documento final com pontos de convergência entre as partes.
As conversações de paz seguiram um acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia e pelos EUA e fechado em 27 de Fevereiro. Em 14 de Março, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o ministro da Defesa de seu país, Sergei Shoigu, a começar a retirada da maior parte do contingente militar russo que estava na Síria, conduzindo ataques aéreos contra alvos terroristas desde o final de Setembro.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160411/4106741/moscou-lavrov-curdos-iraquianos.html#ixzz45YoWKwGx

* * *

Mais uma vez são os Russos quem dá a mão aos Curdos, Nação sem Estado que luta pela sua independência e que constitui, por motivos étnicos e geo-políticos, aliada natural da Europa, a qual não está talvez a aproveitar este potencial devido porventura à interferência turca em sentido contrário. Valha, nisto, a «ponte» que Israel, aliado do Ocidente, pode fazer entre a Europa e o Curdistão, cuja soberania tem sido apoiada pelo Estado Judaico... Idealmente valeria bem mais a integração da Rússia numa Europa verdadeiramente unida em estrita ligação etno-política com Curdos, Iranianos libertados do Islão e Hindus e em aliança político-civilizacional com Israel.