domingo, abril 10, 2016

GARRAIADA DE COIMBRA DEIXA DE TER FORCADOS E BANDARILHEIROS

"Acabou-se com a parte violenta da Garraiada", salientou João Luís Jesus, dux veteranorum do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.
O Conselho de Veteranos aprovou na noite de quinta-feira a retirada de cavaleiros, forcados e bandarilheiros da "novilhada popular" da Garraiada, evento tradicional da Queima das Fitas de Coimbra.
A "novilhada popular", que envolve "cavaleiros, forcados e toureiros, com farpas e bandarilhas", será retirada da Garraiada da Queima das Fitas de Coimbra, disse hoje à Lusa o dux veteranorum do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, João Luís Jesus. "Acabou-se com a parte violenta da Garraiada", frisou.
No lugar da "novilhada popular", será introduzida "uma actividade ligada à tauromaquia", com prática e tradição em Espanha, em que profissionais vão dar um "espectáculo de acrobacias, de forma divertida, em que não há qualquer contacto directo com o animal", explanou o dux, em declarações à Lusa.
A Garraiada, que começa com um desfile de fitados, vai continuar a terminar com "a vacada", em que estudantes fazem pegas a garraios, informou. No entanto, sublinha João Luís Jesus, serão "introduzidas regras" para que não haja "tantos estudantes de volta do animal", protegendo "ao máximo" o garraio e garantindo "o mínimo de contacto".
Segundo o dux, com estas alterações, cujos pormenores ainda estão "em fase de estudo", será possível anular "a violência que era contestada", "salvaguardar a integridade do animal" e manter, ao mesmo tempo, "a tradição tauromáquica na Queima das Fitas".
Já em 2015, estudantes de Coimbra lançaram uma petição a pedir a abolição da garraiada da Queima das Fitas, devido à prática de violência contra animais, sendo que nessa altura não houve qualquer alteração ao evento.
Este ano, em Fevereiro, a Academia do Porto já tinha anunciado suspender a partir de maio a tradicional Garraiada, que costumava encerrar a Queima das Fitas daquela cidade.
*
Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/forcados-toureiros-e-bandarilheiros-retirados-da-garraiada-de-coimbra-5116917.html

* * *

Boas notícias, de facto - salvaguarda de uma tradição em que se corta a parte cruel e de vitimação dos mais fracos. Curiosamente, a acrobacia de atletas por cima dos toiros parece ser uma prática milenarmente antiga, nomeadamente da civilização minóica. 
É mais um caso de tourada a morrer à medida que o Povo evolui num sentido especificamente ocidental.