sexta-feira, março 04, 2016

NA RÚSSIA - ATEU QUE MANIFESTOU DESPREZO PELA BÍBLIA ARRISCA-SE A SER PRESO

Em causa estão estas declarações, publicadas num site humorístico russo: "Se eu disser que a colecção de contos de fadas judeus que estão na Bíblia é uma treta total, é isso mesmo. Pelo menos para mim, Deus não existe".
A frase gerou um debate no próprio site e um dos intervenientes terá denunciado Krasnov, de 38 anos, alegando que ofendeu os sentimentos dos crentes ortodoxos.

Na base da denúncia está uma lei anti-blasfémia introduzida na Rússia, na sequência do concerto que a banda Pussy Riot deu numa catedral de Moscovo em protesto contra Vladimir Putin.
Segundo o jornal "The Telegraph", Krasnov compareceu em tribunal esta semana e arrisca-se a uma pena até um ano de prisão.
O mesmo jornal avança que, no ano passado, Krasnov passou um mês numa instituição psiquiátrica a fazer exames.
O advogado de defesa já afirmou que o seu cliente é "simplesmente ateu" e que diria a mesma coisa sobre "o Dia das Bruxas ou os feriados judeus".
*
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=5059757

* * *

Ainda tem a Rússia muito que andar até chegar à democraticidade ocidental... o apoio que Vladimir Putin tenta talvez procurar na Igreja Ortodoxa não ajuda... e não parece que a vida com liberdade de expressão seja familiar aos Russos, o que não admira, visto que o seu regime democrático não tem mais de um quarto de século. E este é um dos obstáculos mais óbvios a uma integração russa na Europa política.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A europa Ocidental é como a Rússia, so que o assunto tabu é outro, não é a religiao, mas são os assuntos que andam a volta da raça, 2 guerra mundial, nazismo, imigração, etc. E se calhar muitos deles não sao tabu na Russia e não davam origem a prisão.

Se na Russia ele pode ser preso porque ofendeu a Igreja, é certo que na Europa Ocidental não havia problema.
Mas substitui a ofensa à igreja por verdades acerca dos efeitos negativos da imigração, por duvidas acerca da 2 guerra mundial e varios outros assuntos ligadas a isso e é prisão, tribunal na certa. Que o digam os historiadores que puseram em causa coisas do holocausto. Que o diga a Marine Le Pen que por dizer umas verdades é condenada por racismo.

Não tenhamos duvidas, a Europa Ocidental é muito parecida com a Rússia neste aspecto. Muitos não se apercebem porque vivendo dentro do regime não nos apercebemos como é a liberdade la fora e achamos normal certas coisas.
Ainda temos de caminhar bastante para uma democraticidade a sério, onde haja liberdade de expressão, onde não haja propaganda, lavagem cerebral e esconder assuntos do povo como os maleficios da imigração.
Talvez a democraticidade Japonesa e a da Coreia do Sul sejam o exemplo a seguir, mas pouco sei sobre elas. De qualquer maneira devem estar bem melhores que a Europa Ocidental para falar nos temas raciais, preservação da identidade, serem anti-imigração, etc.

4 de março de 2016 às 15:36:00 WET  
Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/five-whitehall-buildings-held-by-wealthy-businessmen-now-operating-under-sharia-rules-a6910131.html

5 de março de 2016 às 16:44:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home