segunda-feira, fevereiro 08, 2016

PEGIDA DISSEMINAM-SE PELA EUROPA


A organização anti-islâmica Pegida organizou hoje uma marcha na cidade de Dresden, no leste da Alemanha, que atraiu milhares de pessoas, num dia em que também decorreram iniciativas semelhantes em várias cidades europeias.
Vários milhares de apoiantes dos Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente (Pegida, na sigla em Alemão) estiveram nas ruas de Dresden ao início da tarde a protestar contra a imigração em massa e a islamização da Europa.
A acção que se previa que juntasse 15 mil pessoas foi acompanhada de perto por cerca de mil polícias, que seguiram os manifestantes enquanto estes gritavam palavras de ordem contra o Islão e empunhavam cartazes a criticar a chanceler alemã, Angela Merkel, que acusam de ter uma postura liberal relativamente aos refugiados e que tem estado debaixo de fortes críticas depois de a Alemanha ter acolhido mais de um milhão de migrantes em 2015.
Cerca de duas mil pessoas - muito menos do que as 10 mil esperadas pela polícia - fizeram uma marcha contra a Pegida em Dresden, apelando à tolerância para com os migrantes.
"Não há lugar para os nazis" e "não precisamos de xenofobia, de demagogia, nem da Pegida" foram os cânticos mais ouvidos nesta marcha, relatou a agência de notícias francesa (AFP).
A Pegida e outros grupos anti-muçulmanos convocaram as marchas de hoje no passado mês de Janeiro, por ocasião da assinatura de um acordo que visa criar a coligação "Fortaleza Europa", no momento em que a Europa vive a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.
Os apoiantes da Pegida também saíram à rua em várias outras cidades europeias, como Praga (República Checa), Dublin (Irlanda) e Amesterdão (Holanda).
Em França, uma marcha em Calais resultou em 20 prisões, informaram as autoridades locais, com a polícia a ter de usar gás pimenta para dispersar os manifestantes que estavam a causar tumultos. Outra marcha em Montpellier atraiu apenas cerca de 200 pessoas.
Em Praga, cerca de cinco mil pessoas participaram numa marcha organizada por dois grupos de Extrema-Direita, tendo a polícia feito quatro detenções, tendo também sido realizada uma contra-manifestação.
Em Dublin, houve rixas entre as pessoas que se juntaram para participar na primeira acção da Pegida no país e os seus opositores.
Em Amesterdão, a polícia de choque prendeu mais de uma dúzia de manifestantes, quer da Pegida, quer participantes numa contra-manifestação, tendo cada grupo reunido algumas centenas de apoiantes.
O grupo anti-Pegida usou uma faixa preta e amarela onde se lia "Bem-vindos, refugiados", enquanto que do outro lado, os manifestantes empunhavam bandeiras holandesas e cartazes a dizer "Islamitas não são bem-vindos".
No Reino Unido, na cidade de Birmingham, a polícia deu conta de cerca de 150 apoiantes da Pegida terem saído à rua, enquanto que se juntaram 60 opositores daquela organização.
Também houve marchas em Varsóvia (Polónia), Bratislava (Eslováquia) e Graz (Áustria).
*
Fonte: http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_02_06_337663394_marcha-anti-islao-junta-milhares-de-pessoas-na-cidade-alema-de-dresden#_swa_cname=sapo24_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook

* * *

A Europa ergue-se, a pouco e pouco.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/02/07/bosnia-protesto-contra-proibicao-do-veu-islamico/

8 de fevereiro de 2016 às 15:00:00 WET  
Anonymous Arauto said...

Uns vídeos que têm o seu interesse, Caturo:

https://www.youtube.com/watch?v=UKAQX74yRyc

https://www.youtube.com/watch?v=0pnANQl4WJw

10 de fevereiro de 2016 às 22:56:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home