quarta-feira, fevereiro 10, 2016

MILHARES DE PESSOAS PROTESTAM NA BÓSNIA EXIGINDO O DIREITO DE USAR O VÉU ISLÂMICO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/02/07/bosnia-protesto-contra-proibicao-do-veu-islamico/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Cerca de duas mil pessoas protestaram nas ruas de Sarajevo para contestar a recente proibição do uso do hijab nas instituições judiciais da Bósnia-Herzegovina.
Num país em que a maior comunidade é a muçulmana, esta foi a reacção depois do Alto Conselho de Judicial ter interditado o uso de símbolos religiosos, sem especificar o véu islâmico.
“O meu hijab é tudo, é a minha vida, o meu orgulho, a minha crença – o meu amor por Alá”, diz uma manifestante.
Um dos organizadores da manifestação explica que querem “apoiar uma sociedade livre e democrática em que é possível nos vestirmos como Michael Jackson ou ficarmos totalmente nus enquanto nos exercitamos em casa à janela. Da mesma maneira, devemos ter o direito de cobrir a cabeça com o véu e nos vestirmos da forma que pretendermos.”
Os muçulmanos da Bósnia, uma comunidade considerada moderada, representam 40 % dos quase 4 milhões de habitantes, os restantes são cristãos ortodoxos, ou católicos.
O véu islâmico era proibido durante o regime comunista da ex-Jugoslávia.

* * *

Vem-me à memória uma observação que li nem sei onde, nalgum jornal de referência, creio, talvez o Expresso mas não tenho disso certeza, lembro-me de qualquer modo de ler alguém a dizer que «ai na Jugoslávia as muçulmanas são modernas, andam de saltos altos e não se vêem lá véus, de facto o Islão é muito variado na sua aplicação...» Pode ser que seja, mas para já vale mais não pôr as mãos no fogo por isso, porque se calhar onde o Islão se reveste de formas mais moderadas é onde forças externas ao credo muçulmano exercem a sua acção, usualmente pela força das armas e/ou da lei...