segunda-feira, fevereiro 22, 2016

NORUEGA AVISA QUE ABANDONA A CONVENÇÃO DE GENEBRA SE A SUÉCIA COLAPSAR

A primeira-ministra norueguesa Erna Solberg declarou recentemente que o seu país está pronto para abandonar a Convenção de Genebra caso a vizinha Suécia acabe por soçobrar no mar da iminvasão. A fronteira entre os dois países será encerrada à força se preciso for, afirmou Solberg. Os alegados refugiados que cheguem pela Suécia não terão hipótese de encontrar asilo na Noruega. «Estamos preparados para o pior», acrescentou.
Para o efeito, a primeira-ministra já tem uma lei que permite rejeitar alegados refugiados se estes não vierem directamente de uma área em conflito, o que permitirá ao mais setentrional dos países continentais europeus não receber quaisquer alegados refugiados que entrem pela Suécia ou pela Rússia. Solberg explica do que se trata: «É uma proposta de força maior que teremos na eventualidade de que tudo caia por terra, que o fluxo (de refugiados) venha e acabe por chegar à Noruega, porque estamos no topo da Europa.» A proposta será em breve apresentada no parlamento, onde poderá ter grande apoio, a par de outras medidas governamentais para restringir a imigração.
A atitude da primeira-ministra está a ser polémica no país, tendo recebido fortes críticas da parte de quem alega que constitui uma violação das ditas «obrigações internacionais» da Noruega.
O governo dinamarquês anunciou que embora rejeite introduzir análoga proposta na Dinamarca, estará contudo muito atento à lei de emergência norueguesa.
*
Fonte: http://speisa.com/modules/articles/index.php/item.2527/norwegian-government-we-will-abandon-international-law-if-sweden-collapses.html

* * *

É assim um país onde o governo tem realmente de mostrar que está apostado em defender a sua gente acima de tudo - é assim que as coisas se passam num país verdadeiramente democrático, onde a dita Extrema-Direita tem cada vez mais força, graças, saliente-se, apenas e exclusivamente ao voto popular, isto é, à Democracia.