quarta-feira, fevereiro 24, 2016

JOVEM SUECA RESGATADA AO CALIFADO DA SÍRIA E DO IRAQUE POR MILITANTES CURDOS


Uma jovem sueca de 16 anos que vinha sendo mantida em cativeiro no Iraque por militantes do Daesh (grupo terrorista auto-intitulado “Estado Islâmico”) foi resgatada por forças especiais curdas na semana passada, segundo anunciou o conselho de segurança da Região Autónoma do Curdistão num comunicado nesta terça-feira (23).
Segundo relata a Reuters, a adolescente viajou da Suécia para a Síria no ano passado e posteriormente fez a travessia para o Iraque, onde foi resgatada em 17 de Fevereiro perto de Mosul, reduto do Daesh no norte do país. A operação foi realizada por forças do departamento curdo anti-terrorista, de acordo com o comunicado.
​A jovem supostamente partiu da cidade sueca de Boras e disse que havia sido "enganada" por um membro do Daesh na Suécia para fazer a viagem até a Síria.
"O Conselho de Segurança da Região do Curdistão foi instado pelas autoridades suecas e por membros da família dela a ajudar a localizá-la e resgatá-la do ISIL [outra sigla pela qual o grupo terrorista é conhecido]", informou o órgão.
A jovem encontra-se actualmente na Região do Curdistão e será entregue às autoridades suecas para que possa voltar para casa assim que as providências necessárias sejam tomadas.
​Serviços de segurança estimam que centenas de homens e mulheres ocidentais abandonaram os seus lares para se juntar às fileiras do Daesh desde que os jihadistas começaram a tomar o controle sobre grandes territórios do Iraque e da Síria, em Junho de 2014.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160223/3654999/curdos-resgatam-sueca-daesh-iraque.html