terça-feira, fevereiro 23, 2016

DINAMARCA MANTÉM CONTROLO DA FRONTEIRA COM A ALEMANHA - PARA EVITAR ENTRADA DE ALEGADOS REFUGIADOS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia, para gáudio de quem quer ver a Europa a resistir à iminvasão: http://pt.euronews.com/2016/02/23/dinamarca-prolonga-controlo-fronteirico-com-a-alemanha/   (Artigo originalmente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
A Dinamarca vai manter até dia 4 de Março os controlos fronteiriços com a Alemanha.
O controlo de fronteira é uma excepção no acordo de Schengen e foi introduzido no início do ano. Visa refrear a solicitação de asilo por parte dos migrantes que continuam, através da entrada pela Grécia, a dirigir-se para a Europa do Norte.
Em Berlim, o ministro alemão do interior, Thomas de Maizière, e o homólogo sueco, Morgan Johansson, trocaram ideias sobre a crise de refugiados.
No final, Maizière afirmou-se agradado com a proposta de Bruxelas: “Até agora, o sistemático controlo das fronteiras Schengen estava proibido. Se se quisesse fazer isso, era necessário um processo especial de consulta. A proposta da Comissão Europeia face ao terrorismo sugere que estes controlos sistemáticos devem tornar-se uma regra e que se podem fazer excepções em certos casos. Isto é um ponto importante e nós apoiamo-lo.”
A Comissão Europeia sugere que esta alteração vigore durante os próximos dois anos.
Um estudo mostra que o colapso da zona Schengen pode custar mais de um trilião de euros à União Europeia nos próximos dez anos.