domingo, janeiro 17, 2016

ESLOVÁQUIA EXIGE CIMEIRA EUROPEIA DEPOIS DOS ATAQUES SEXUAIS EM COLÓNIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.dn.pt/mundo/interior/eslovaquia-exige-cimeira-da-ue-apos-ataques-sexuais-em-colonia-4970726.html
*
Depois de ter dito na véspera que "a ideia de uma Europa multicultural é irrealizável, uma ficção, um sonho que não funciona", o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, anunciou ontem que vai pedir uma cimeira extraordinária da UE na sequência dos ataques sexuais a mulheres registados em Colónia, região do Oeste da Alemanha, na noite da passagem de ano.
Segundo indicou ontem o Ministério do Interior alemão, 31 suspeitos dos ataques foram identificados e desses pelo menos 18 são requerentes de asilo. Ao todo foram apresentadas 120 queixas e as vítimas dos ataques apontaram, como autores dos mesmos, homens "de aparência árabe ou do norte de África".
De acordo com vários jornais, houve mais casos em várias outras cidades alemãs, estando também a ser investigadas situações semelhantes em países como a Áustria, a Finlândia e a Suíça. Segundo revelou ao 'Welt am Sonntag' o chefe do sindicato de polícia do estado da Renânia do Norte-Vestefália, ao qual pertence Colónia, na noite de passagem de ano foram registados mais de 80 controlos de identidade e detenções. "É garantido que havia refugiados entre os agressores", declarou Arnold Pickert.
Segundo a revista 'Spiegel', que cita um relatório interno da polícia, um indivíduo que foi interpelado pelos agentes disse: "Sou sírio, têm que me tratar bem. Foi a senhora Merkel quem me convidou." Outros atacantes, diz o relatório, rasgaram as suas autorizações de residência em frente aos polícias afirmando: "Não me podes fazer nada, amanhã consigo outra."
O jornal 'Kölner Stadt-Anzeiger' publicou ontem que a chefia da polícia de Colónia sabia desde a noite da passagem de ano que "da centena de pessoas interpeladas a maioria eram homens jovens refugiados da Síria, Irão e Afeganistão". A presidente da câmara daquela cidade alemã, Henriette Reker (apoiada pela CDU, pelo FDP e pel" Os Verdes), e o chefe da polícia Wolfgang Albers foram ambos criticados pela gestão que fizeram do caso. Albers foi ontem afastado do cargo.
Angela Merkel, que já enfrentava um forte debate interno sobre a real capacidade da Alemanha para integrar os 1,1 milhões de refugiados que chegaram ao país em 2015, prometeu na quinta-feira mão pesada para quem participou nos ataques "repugnantes" e "insuportáveis" da noite da passagem de ano. A chanceler solidarizou-se com as mulheres atacadas por cerca de mil homens em Colónia. Ontem, o vice-chanceler, Sigmar Gabriel, que é também líder do SPD, parceiro de coligação de Merkel, disse ser favorável à expulsão de refugiados que sejam condenados na Alemanha.

* * *
Um primeiro-ministro europeu que parece realmente decidido a defender os Europeus, ou que pelo menos percebe que o povo não quer mais alógenos na sua terra... Já foi acusado de ser troca-tintas, nomeadamente na questão religiosa, uma vez que nos anos oitenta se declarara ateu convicto e mais recentemente clamou ter sido sempre educado no Catolicismo...
É um exemplo de como um político vindo do Comunismo acaba por se mostrar útil à Europa.