domingo, dezembro 20, 2015

MINISTRO TURCO AMEAÇA MILITARMENTE A RÚSSIA COM INVASÃO EM SETE DIAS (?)

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a paciência da Turquia com a Rússia «tem um limite», após a reacção «exagerada» de Moscovo face a um incidente naval no fim de semana entre os dois países, avança hoje um jornal italiano.
«O nosso era apenas um barco de pesca, parece-me que a reacção do navio da Marinha russa foi exagerada», disse Mevlut Cavusoglu ao jornal italiano Corriere della Sera.
«A Rússia e a Turquia certamente devem restabelecer as relações de confiança que sempre tiveram, mas a nossa paciência tem limite», disse Cavusoglu.
É provável que o incidente eleve a tensão entre os dois países, que divergem sobre a Síria e o abate de um avião de guerra russo pela Turquia no mês passado.
Cavusoglu disse que a Rússia já «se colocou numa posição ridícula» com as acusações do presidente Vladimir Putin de que a Turquia tinha abatido o jacto para proteger o fornecimento de petróleo do Estado Islâmico. «Ninguém acreditou nisso», disse.
O ministro também criticou a intervenção militar da Rússia na Síria, dizendo que estava destinada a sustentar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e não a lutar contra o Estado Islâmico.
Um destroyer russo disparou tiros de advertência contra um navio turco no Mar Egeu, no domingo, para evitar uma colisão, e Moscovo convocou o adido militar turco para abordar do incidente.
*
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=803223

Isto foi o que encontrei na imprensa portuguesa. O que eu procurava era algo mais sobre a conversa de dizer que a paciência para com a Rússia tem limites: http://www.selectanews.com/2015/12/turquia-paciencia-tiene-limites-podemos.html e também aqui: http://yournewswire.com/turkish-government-threaten-to-occupy-russia-in-just-seven-days/

A Cavusoglu é atribuída a seguinte declaração:

«Desde o caso do caça russo, a Rússia tem aproveitado todas as oportunidades imagináveis para provocar a Turquia. Certamente, o meu governo porta-se como um governo maduro e experiente, mas a nossa paciência tem limites. Diante dos esforços russos, actuamos sem medo nem remorso. Actuamos com moderação para levar as nossas relações de volta à normalidade. Mas asseguro que se for necessário, podemos ocupar a Rússia em menos de sete dias com a OTAN e os nossos aliados regionais.»




Aguarda-se um desmentido... a ser verdade, só exemplifica mais uma vez a inacreditável arrogância turca, desta feita a cavalo da OTAN e contando com a eventual colaboração dos países túrquicos a sul da Rússia, se foi a esses que se referiu o ministro turco quando alegadamente falou em «aliados regionais»...