domingo, dezembro 20, 2015

INVESTIGAÇÃO TRAZ À LUZ TEXTO DE QUEM TESTEMUNHOU O GENOCÍDIO ARMÉNIO

Mohammad Ali Jamalzadeh testemunhou as atrocidades cometidas pelo Império Turco-Otomano contra a minoria armênia em 1915.
Jamalzadeh foi um famoso autor persa que fez parte de um grupo nacionalista iraniano que trabalhava em Bagdad, na época sob o domínio otomano, durante a Primeira Guerra Mundial.
Nas suas viagens a Istambul, conforme tropas britânicas se aproximavam de Bagdad, viu "acontecimentos chocantes e brutais", como descreveu depois no seu diário.
Este relato é considerado um testemunho objectivo desta tragédia, já que a maioria dos registos daquela época foi escrita por pessoas envolvidas no conflito.
Uma investigação conjunta dos serviços turco e persa da BBC encontrou os escritos deixados por Jamalzadeh numa biblioteca de Istambul, na Turquia, que foram ilustrados por Morteza Rakhtaala para este vídeo. Assista.
http://emp.bbc.co.uk/emp/embed/smpEmbed.html?playlist=http%3A%2F%2Fwww.bbc.co.uk%2Fportuguese%2Fmeta%2Fdps%2F2015%2F04%2Femp%2F150423_armenios_relato_rb.emp.xml&product=news   (Em brasileiro)
*
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/armenios-famintos-marchavam-para-morte-enquanto-eram-acoitados.html

* * *

É sempre de recordar, este crime contra parentes étnicos dos Europeus, aliás, gente praticamente europeia, massacrada num país que foi sempre inimigo da Europa e que agora quer à viva força entrar na União Europeia, sem que da elite político-cultural dominante ou suas adjacências políticas - a hoste antirra e alegadamente defensora dos direitos humanos - haja a exigência formal de reconhecimento do genocídio como tal. Imagine-se o cagaçal que essa gente não faria se agora a Alemanha negasse o holocausto...