quarta-feira, outubro 14, 2015

PCTP/MRPP SUSPENDE GARCIA PEREIRA SOB ACUSAÇÃO DE «ANTI-COMUNISMO PRIMÁRIO»...

No jornal "Luta Popular", órgão central do partido, explica-se a purga com a "incompetência, oportunismo e anti-comunismo primário do secretário-geral do Partido e dos quatro membros do comité permanente do comité central".
A RTP Online apurou que o nome de Garcia Pereira é um dos visados nesta decisão. A suspensão surge detalhadamente explicada no "Luta Popular" e, segundo apurámos, foi tomada com o apoio do histórico Arnaldo Matos, que continua a exercer considerável influência dentro do partido, em consequência de um descontentamento imediato ao domingo de eleições Legislativas.
A decisão é inicialmente explicada no texto: " O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) sofreu uma profunda derrota no sufrágio eleitoral do passado domingo, 4 de Outubro". Um descontentamento que se traduz nas decisões tomadas logo a seguir ao escrutínio.
No mesmo texto é dito que a derrota tem culpados: "A direcção do Partido, começando no secretário-geral e nos quatro membros do comité permanente do comité central, são os principais responsáveis não apenas pela derrota do Partido nas últimas eleições, mas pela situação de desintegração em que o Partido se encontra". 
Um cenário que o Comité Central exemplifica com os resultados saídos da noite eleitoral: o partido "não elegeu nenhuma representação parlamentar, obteve uma votação nacional inferior, em quase três mil votos, à votação nacional do sufrágio legislativo de 2011, perdeu mais de três mil votos no círculo de Lisboa, mais de mil e duzentos votos no concelho da capital, cerca de quatrocentos votos na Região Autónoma da Madeira e, com relação ao sufrágio regional de Março passado naquele arquipélago, desapareceram mais de seiscentos votos".
Assim, o PCTP/MRPP conclui que se "nestas condições objectivamente favoráveis o Partido não alcançou nenhum dos objectivos políticos imediatos ao seu alcance - aumento substancial da votação nas listas do Partido e eleição de uma representação parlamentar - tal fica unicamente a dever-se à incompetência, oportunismo e anti-comunismo primário do secretário-geral do Partido e dos quatro membros do comité permanente do comité central, que tudo fizeram para sabotar a aplicação do comunismo, do marxismo-leninismo, dos métodos de trabalho, do programa político e da linha de massas que sempre caracterizaram a vida e luta do Partido".
Neste contexto, surge um comunicado do Comité Central do PCTP/MRPP respeitante à reunião de sábado, dia 10 de Outubro de 2015 em que se fala numa reunião "sob a direcção da camarada Marta".
No ponto 6 é dito que foi ratificada "a suspensão do secretário-geral do Partido e dos membros do comité permanente do Comité Central, suspensão que já está em vigor desde o passado dia 6 de Outubro de 2015".
O Comité Central nomeou também a Comissão de Finanças do Partido e marcou o I Congresso Extraordinário do PCTP/MRPP, para os dias 29 e 30 de Abril e 1 de Maio de 2016.
*
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/eleicoes-legislativas-2015/pctpmrpp-suspende-garcia-pereira_n866028

* * *

Entre extremistas as coisas às vezes têm piada, tal é a sanha paranóica de perseguir «infiltrados» ou dissidentes, ou quem pareça sê-lo...
Ou então há mesmo extremistas que às tantas cansam-se o ser e começam a «aburguesar-se», também pode ser esse o caso.