segunda-feira, maio 04, 2015

EVENTO PRÓ-CARICATURAS DE MAOMÉ ATACADO A TIRO NOS EUA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://observador.pt/2015/05/04/dois-mortos-em-concurso-de-caricaturas-de-maome-no-texas/  (Texto originariamente redigido ao abrigo do acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
Dois homens foram mortos durante esta madrugada pela polícia norte-americana em Garland, um subúrbio da cidade de Dallas, no Texas, depois de abrirem fogo à entrada de um concurso para a realização de caricaturas do profeta Maomé.
De acordo com o chefe da polícia da Garland, ainda não se conhecem ao certo as motivações do ataque, nem os detalhes dos atacantes ou se se trata de uma questão religiosa.
No local do evento, onde estavam a ser criadas caricaturas do profeta Maomé (a reprodução visual das figuras máximas do Islão, em especial de Maomé, são proibidas em muitos países muçulmanos, apesar de não estar explicitamente proibido no Corão), estava também o político holandês Geert Wilders, conhecido pelas suas posições anti-imigração e anti-muçulmano que devia ser um dos principais oradores do encontro. Geert Wilders está na ‘lista da morte’ da al-Qaeda.
O evento foi organizado pelo grupo American Freedom Defense Initiative, considerado um grupo anti-muçulmano pelo Southern Poverty Law center, uma organização que acompanha e lista os grupos que incitam ao ódio.
Os dois homens terão chegado ao centro no norte de Garland, saído do carro e imediatamente começado os disparos, numa altura em que dentro do edifício o evento “Muhammad Art Exhibit and Cartoon Contest” (concurso e exibição de arte de Maomé) chegava ao fim, pelas 20h00 de domingo, hora local (02h00 de hoje em Lisboa).
Um segurança foi baleado no tornozelo. A polícia estava no local a assegurar a segurança do evento, e disparou contra os atacantes, que terão sido fatalmente atingidos pouco depois. A troca de tiros não terá durado mais que 15 segundos, segundo a polícia de Garland.
Segundo o presidente da Câmara de Garland, Douglas Athas, que falou à CNN, o primeiro suspeito foi morto de imediato. O segundo ainda tentou chegar à sua mala depois de ser atingido uma primeira vez, mas morreu de seguida.
A polícia está agora concentrada em revistar o local para garantir que não foram colocados explosivos. A zona foi evacuada, tal como vários negócios locais.
O local foi escolhido, segundo o grupo que organizou o evento, precisamente porque em Janeiro recebeu um evento para denunciar o preconceito e os ataques ao Islão.
Para isso, o grupo convidou os caricaturistas a enviar desenhos do profeta Maomé, oferecendo em troca como prémio final 10 mil dólares. A organização diz que recebeu mais de 350 caricaturas.
A polícia diz que estavam presentes no evento mais de 200 pessoas quando o tiroteio ocorreu, e grande parte destas vinham de fora do Estado do Texas, considerado um dos mais conservadores dos EUA.

* * *

Mais um sobressaltozito que ajuda a dar outra cor ao quotidiano ocidental... não há mesmo nada como o calor humano suscitado por uma religião oriental cheia de intensidade, não apenas dos seus praticantes mas também dos que em nome de algum anti-racismo a defendem...