LITUÂNIA RESTABELECE SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO DIANTE DA RÚSSIA
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://observador.pt/2015/02/24/lituania-impoe-servico-militar-obrigatorio-por-causa-da-russia/
*
A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, anunciou esta terça-feira que vai restabelecer o serviço militar obrigatório no país, ainda que de forma parcial, em resposta à “situação geopolítica”. A falta de soldados, segundo a Presidente, obriga a que o serviço militar obrigatório seja reativado por cinco anos.
O anúncio foi tomado no Conselho da Defesa Nacional da Lituânia esta terça-feira e anunciado no Facebook. O Exército está preocupado com a situação geopolítica da região, em referência à Rússia, dizendo que existe a “insuficiência crítica no número de soldados não garante a preparação adequada e coloca uma ameaça à segurança do Estado”.
A decisão de restaurar o serviço militar obrigatório vai ter de ser avaliada pelo Parlamento, que toma a decisão final sobre a proposta do Conselho e da Presidente.
* * *
Uma chatice, os imperialismos, mesmo quando quem quer imperar sobre outrem é parente, próximo ou afastado, como é caso. A atitude do Estado Russo é desde há séculos nociva à solidariedade étnica europeia no leste e constitui por isso um obstáculo à futura sobrevivência da Europa.
4 Comments:
Ate que enfim vc acordou para isso! Em Belarus a lingua do pais esta em risco de extincao! Nacionalistas russos nao querem que Belarus tenha identidade nacional.
Algum dia eu neguei isso?...
Epa, estes russos esfomeados por terras podiam era deixar os europeus em paz e ver se tiravam a parte que os turcos roubaram à Grécia.
Aí sim, faziam algo de jeito.
A Rússia foi, é e será sempre um mau vizinho!
Enviar um comentário
<< Home