quarta-feira, fevereiro 25, 2015

LITUÂNIA RESTABELECE SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO DIANTE DA RÚSSIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://observador.pt/2015/02/24/lituania-impoe-servico-militar-obrigatorio-por-causa-da-russia/
*
A Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, anunciou esta terça-feira que vai restabelecer o serviço militar obrigatório no país, ainda que de forma parcial, em resposta à “situação geopolítica”. A falta de soldados, segundo a Presidente, obriga a que o serviço militar obrigatório seja reativado por cinco anos.
O anúncio foi tomado no Conselho da Defesa Nacional da Lituânia esta terça-feira e anunciado no Facebook. O Exército está preocupado com a situação geopolítica da região, em referência à Rússia, dizendo que existe a “insuficiência crítica no número de soldados não garante a preparação adequada e coloca uma ameaça à segurança do Estado”.
A decisão de restaurar o serviço militar obrigatório vai ter de ser avaliada pelo Parlamento, que toma a decisão final sobre a proposta do Conselho e da Presidente.

* * *

Uma chatice, os imperialismos, mesmo quando quem quer imperar sobre outrem é parente, próximo ou afastado, como é caso. A atitude do Estado Russo é desde há séculos nociva à solidariedade étnica europeia no leste e constitui por isso um obstáculo à futura sobrevivência da Europa.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ate que enfim vc acordou para isso! Em Belarus a lingua do pais esta em risco de extincao! Nacionalistas russos nao querem que Belarus tenha identidade nacional.

26 de fevereiro de 2015 às 22:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Algum dia eu neguei isso?...

26 de fevereiro de 2015 às 22:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Epa, estes russos esfomeados por terras podiam era deixar os europeus em paz e ver se tiravam a parte que os turcos roubaram à Grécia.
Aí sim, faziam algo de jeito.

28 de fevereiro de 2015 às 02:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Rússia foi, é e será sempre um mau vizinho!

14 de março de 2015 às 21:23:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home