sexta-feira, janeiro 16, 2015

PRIMEIRO-MINISTRO BELGA DIZ CONSIDERAR A HIPÓTESE DE RETIRAR NACIONALIDADE A TERRORISTAS

Fontes:
 - http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4345985&page=-1 (artigo originalmente redigido sob o novo acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
     -     http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/interior.aspx?content_id=4345023
*
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, admitiu, em Bruxelas, o recurso às forças armadas para aumentar a segurança, na sequência de uma operação policial de combate ao terrorismo, na quinta-feira à noite.
"O exército estará disponível para reforçar os nossos níveis de segurança", disse Charles Michel numa conferência de imprensa, rodeado pelos ministros com as pastas da Administração Interna e da Defesa.
O chefe do Governo federal apresentou um plano que prevê, para além do "recurso ao exército para missões específicas de segurança", o agravamento das sanções penais nas condenações por actos terroristas.
O executivo belga prevê ainda manter em isolamento os presos condenados por terrorismo - para evitar o proselitismo radical nas prisões - e a introdução de um novo tipo de crime sobre deslocações para o estrangeiro com fins de terrorismo.
Também deverão ser alargadas as possibilidades de retirada de nacionalidade, propondo-se ainda a retenção temporária de cartões de identidade ou de passaportes.
A polícia belga mantém o nível de ameaça elevado, mesmo após as operações anti-terroristas lançadas na quinta-feira terem sido "concluídas no terreno".
A grande maioria dos comissariados ou esquadras da polícia estão de porta fechada - continua a haver atendimento mas é necessário tocar à campainha - e a vigilância foi reforçada à volta de tribunais, designadamente do Palácio da Justiça, em Bruxelas.
(...)

* * *

Atitude pouco comum no seio da elite governativa europeia: declaração pública de disponibilidade para fazer entrar as forças armadas no combate interno ao terrorismo, afirmação de que «o medo deve mudar de lado», zelo para prevenir o proselitismo islâmico nas prisões e até a retirada da nacionalidade, proposta inédita nos tempos mais recentes, exceptuando o discurso dos partidos nacionalistas...  nisto está de parabéns, o manda-chuva belga...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

https://lh4.googleusercontent.com/-zUbrgfnAmL4/VLhlqTiWjCI/AAAAAAAAYTE/p7qvD9NXjN0/w433-h240/decep%C3%A7%C3%A3o.jpg

16 de janeiro de 2015 às 21:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home