quarta-feira, outubro 08, 2014

NO PAÍS IRMÃO - IRA POPULAR COMO REACÇÃO AO ABATE DO CÃO «EXCALIBUR»

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/geral/08-10-2014/ebola-em-espanha-confrontos-com-a-policia-para-evitar-abate-de-excalibur   (texto original redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa) - página com vídeo incorporado
* * *
Dezenas de pessoas estiveram concentradas em frente à casa da espanhola contaminada com o vírus, para tentar evitar o abate do animal. Chegou a haver confrontos com as autoridades.
Dezenas de pessoas envolveram-se, esta quarta-feira, em confrontos com agentes policiais, para tentar evitar o abate de Excalibur, o cão da auxiliar de enfermagem contagiada com o vírus do Ébola em Madrid, mas sem sucesso. Três pessoas ficaram feridas.    
O cão foi abatido ao início da tarde desta quarta-feira, avança o «El Mundo», que divulgou um vídeo onde é possível ver o momento em que os bombeiros entraram na casa da auxiliar para ir buscar o animal e levá-lo para o hospital veterinário da Universidade Complutense de Madrid, onde o Excalibur foi abatido. 
Desde terça-feira que várias pessoas, incluindo apoiantes de organizações de defesa dos direitos dos animais, se concentravam em frente à casa de Teresa Moreno Matos e do seu marido Javier Limon, que recusou autorizar o abate do cão. 
As autoridades madrilenas conseguiram autorização de um tribunal da capital para entrar na casa, contra a vontade do marido, e esta quarta-feira deslocaram-se equipas para retirar o cão, para ser abatido. 
A casa foi desinfestada e ninguém pode entrar no local sem a devida protecção. 

Episódio lamentável, a mostrar que há na «Justiça» espanhola gente porventura menos evoluída do que os populares que, indignados, quiseram salvar a vida ao animal. O desfecho é trágico mas o todo geral indica qualquer coisa de bom - constitui bom sinal que haja tanta gente séria e activamente empenhada em tentar impedir a morte de um animal inocente.