quarta-feira, agosto 20, 2014

NEGROS CONTINUAM EM REVOLTA NA CIDADE NORTE-AMERICANA DE FERGUSON

A cidade de Ferguson, no estado norte-americano do Missouri, voltou segunda-feira à noite a ser palco de distúrbios violentos em protesto pela morte de um jovem negro atingido a tiro pela polícia no sábado. Segundo as autoridades, a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que pela segunda noite consecutiva saíram à rua, saqueando lojas e disparando armas de fogo. Pelo menos dez polícias ficaram feridos. Cinco pessoas foram detidas, depois de 32 terem sido levadas para a esquadra no domingo. No sábado, Michael Brown, de 18 anos, foi morto com vários disparos de um agente da polícia, cuja identidade não foi divulgada. O incidente está a ser investigado pelo FBI, a pedido de grupos de defesa dos direitos civis. Testemunhas do incidente de sábado disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua quando a polícia os mandou parar. Segundo essas testemunhas, o jovem pôs os braços no ar para mostrar que não estava armado antes de ser alvejado com vários tiros. A versão preliminar das autoridades é de que houve uma luta, durante a qual Brown empurrou o agente da polícia e tentou tirar-lhe a arma, o que fez o polícia disparar.

* * *

Entretanto, a memória dos «racistas» recorda o que mais interessa aos brancos que têm de conviver com negros:

«Fui assassinada por dois jovens negros e metida numa lata de lixo, por causa da minha bicicleta. Quanto tempo ouviram falar de mim, e alguém causou tumultos?»

No ano passado, dois adolescentes negros assassinaram uma jovem branca de doze anos, Autumn Pasquale, para lhe roubarem a bicicleta, em Camden NJ. Não consta que os brancos se tenham revoltado em massa contra os negros ou contra a polícia ou a exigir fosse o que fosse...